Logo Comunitas

Pacto Contra a Violência: Prefeitura de Niterói firma parceria com o Disque Denúncia

28/08/2018

Ação faz parte do eixo Justiça e Convivência do Pacto Niterói Contra a Violência, iniciativa apoiada pela Comunitas.

O prefeito Rodrigo Neves assinou, na última quarta-feira (22), um convênio com o Disque Denúncia para que a instituição receba denúncias anônimas sobre ações criminosas de todos os tipos praticadas da cidade, através do telefone 2253-1177 e dos aplicativos da instituição. O acordo é mais uma ação do pacote de medidas do Pacto Niterói Contra a Violência. O prefeito também sancionou a lei municipal que autoriza a parceria do município com o Disque Denúncia.

Para o prefeito Rodrigo Neves, o convênio com o Disque Denúncia é muito importante porque possibilita a participação do cidadão no esforço para melhorar a segurança na cidade.

“Com essa parceria, Niterói passa a ser a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio a ter uma estação de trabalho específica dentro da estrutura do Disque Denúncia e isso se soma ao conjunto de esforços que estamos fazendo para promover uma melhor e mais eficiente segurança pública em Niterói, que é o nosso grande desafio”, disse o prefeito.

O Disque Denúncia é uma central de atendimento especializada em atender a população que vivencia ou presencia ações criminosas, mantendo o seu anonimato.

“Os relatos recebidos através das ligações anônimas são repassados às autoridades competentes com rapidez e eficácia. Teremos um núcleo dentro da nossa estrutura para monitorar exclusivamente as denúncias vindas de Niterói e repassá-las as autoridades na cidade”, disse o presidente do Disque Denúncia, Zeca Borges, durante a assinatura do convênio.

O comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Guimarães, disse as denúncias que chegarem através do Disque Denúncia serão importantes para o planejamento das ações do batalhão.

“Muitas vezes não temos as informações com a riqueza de detalhes que o Disque Denúncia nos dá. E nós estamos nos preparando para readaptar nosso setor de inteligência e assim dar o retorno desejado a sociedade sobre essas informações que estão por vir”, disse o coronel Guimarães.

A lei sancionada pelo prefeito que autoriza o convênio com o Disque Denúncia determina também que todos os ônibus, estabelecimentos comerciais, prédios públicos e condomínios da cidade tenham em local visível cartazes com o telefone do Disque Denúncia.

Pacto Contra a Violência – Elaborado com parceria da Comunitas, o Pacto Niterói Contra a Violência é um Plano Municipal de Segurança Pública que prevê investimento de R$ 304 milhões nos próximos dois anos em 18 projetos nos eixos de prevenção, policiamento e Justiça, convivência e engajamento dos cidadãos e ação territorial integrada das forças de segurança com órgãos municipais com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade na cidade.

Confira algumas ações do Pacto:

 

Com informações d’O Fluminense.

Últimas notícias:

GUIADA PELO PROPÓSITO: Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, é destaque no portal UOL

  Em março deste ano, a executiva paulista Regina Esteves fez algo que evitou durante...

Com parceria da Comunitas, GIFE lança infográfico com panorama do Investimento Social brasileiro

O infográfico integra uma iniciativa do GIFE que tem o objetivo de reportar à sociedade...

Comunitas e Prefeitura de Santos realizam reunião entre líderes da Governança

A Comunitas e a Prefeitura de Santos (SP) realizaram, hoje (17), mais uma reunião entre os...

É preciso se reinventar: o que mudou na Comunitas durante a crise da Covid-19?

por Dayane Reis* Nada. E bastante coisa. Na verdade, a gente continua criando estratégias e...

Governo Federal e Secretários Estaduais debatem os desafios dos Estados durante encontro da Comunitas

Esse foi o último de uma série de três encontros com objetivo de fortalecer uma agenda nacional...