Logo Comunitas

ODS 3 | Parcerias em prol da saúde pública brasileira

25/10/2018

Está no artigo 196 da Constituição Federal: Saúde é direito fundamental de todos os brasileiros e dever do Estado. Porém, a verdade é que metade (55%) dos próprios usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) consideram o serviço ruim ou péssimo, segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), divulgada em 2018.

A insatisfação da sociedade demonstra que o país ainda enfrenta sérios desafios para oferecer qualidade nos serviços públicos de saúde. E para auxiliar na superação desses obstáculos, diversas empresas estão abraçando o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) – denominado “Saúde e Bem-Estar”, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para cada ser humano, em todas as idades.

Leia também: Cada 1 real investido em saneamento básico economiza R$ 4 em gastos com saúde

Segundo o Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) – pesquisa anual liderada pela Comunitas, as empresas brasileiras investiram R$ 2,4 bilhões em projetos sociais, em 2016. Parte desse valor foi voltado para a saúde, principalmente por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Parcerias na saúde pública municipal

Mas existem empresas que decidem trabalhar com a saúde de forma mais próxima das administrações municipais. É o caso da coalização de líderes empresariais que integram o Programa Juntos, iniciativa também desenvolvida pela Comunitas.

Em parceria com a prefeitura mineira de Juiz de Fora, por exemplo, o Juntos busca minimizar os impactos de judicialização da saúde, que se refere às tentativas da população de “furar” as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) e obter medicamentos de alto custo, cirurgias ou internações fazendo pedido diretamente ao judiciário.

A ação consiste em avaliar a série histórica e do fluxo de processos judiciais enfrentados pela municipalidade na área da saúde para identificar oportunidades de racionalização e redução dos seus impactos, com ações tanto preventivas (envolvendo a população), como na fase de execução das decisões judiciais.

Leia também: Artigo | Impactos da judicialização da saúde | por Januario Montone

Já com a Prefeitura de Santos (SP), o Programa Juntos atuou no desenvolvimento da Escola de Mães, iniciativa que contribuiu para a redução da mortalidade infantil na cidade para níveis históricos, caindo de 13,69, em 2014, para 7,9, até abril de 2017 – o menor índice da história da cidade.

Cocriada entre os servidores e a população, o espaço oferece às recentes e futuras mamães amparo humanizado e personalizado, com atividades gratuitas para acolhimento e auxílio às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

Leia também: Desenvolvido com o apoio da Comunitas, programa para gestantes em Santos inspira e se expande para outras unidades

Os resultados deram para a Escola de Mães um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo, o internacional Core77 Design Awards. A iniciativa venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes.

 


 

 

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Assine nossa Newsletter:

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Contato

Tel:(11) 3372-4313

mail: