loading

Nova trilha da Rede Juntos aborda processos de modernização e melhoria do processo de Licenciamento Ambiental

Conhecimento apresentado pela trilha foi sistematizado do trabalho apoiado pela Comunitas junto ao Governo do Pará

A Rede Juntos, plataforma digital gratuita de conhecimento em gestão pública liderada pela Comunitas, colocou no ar sua mais nova trilha: Modernização e Melhoria do Processo de Licenciamento Ambiental.

As trilhas de conhecimento disponíveis na Rede Juntos listam os principais desafios, soluções e exemplos de ações realizadas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

O conhecimento disponível na nova trilha foi sistematizado do trabalho apoiado pela Comunitas junto ao Governo do Estado do Pará, que visa modernizar os serviços prestados pelo sistema de meio ambiente da administração pública, atuando na reestruturação do modelo de gestão e acompanhamento dos órgãos envolvidos, e no redesenho dos processos que são executados para entrega dos serviços prestados.

Leia também: Comunitas finaliza apoio à primeira fase do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará

Como resultado na área de licenciamento ambiental, houve a criação de um painel de acompanhamento da produtividade e de um portal de licenciamento web, e um book de simplificação normativa.

Essas implementações podem gerar alguns impactos, à exemplo da estimativa de aumento da produtividade em 39% em 2021 – sem a adição de novos colaboradores, e da ampliação da capacidade de arrecadação da Secretaria – com um aumento estimado de R$ 16,9 milhões para R$ 21,9 milhões em 2021.

No campo da gestão administrativa, entre as entregas estão o redesenho da estrutura organizacional voltada para processos, a estruturação da área de pós-licença e a criação da estratégia de perenidade do planejamento da força de trabalho.

Leia também: Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

Práticas estas que já geraram resultados, como mais integração, com áreas com atribuições e fluxos de processos similares agrupadas nas mesmas secretarias adjuntas; e mais eficiência com o agrupamento das áreas por produtos e não mais por processos, facilitando a seleção e movimentação de pessoas e as interfaces com o público interno e externo.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *