Logo Comunitas

Nova publicação da Comunitas traz panorama da Educação no Brasil

24/10/2017

A mais nova publicação da Comunitas traz a Educação como tema, com objetivo de auxiliar os gestores públicos nos desafios próprios à área.

Em Paraty, o Ideb teve expressivo aumento de 27% nos anos finais, com atividades como a formação de coordenadores pedagógicos, a requalificação da merenda escolar e a formação continuada de professores. Já em Salvador, a capital comemora o avanço de nove posições no ranking do Ideb, saindo da última para a 17ª posição no ranking – a capital que mais teve crescimento na educação básica em 2016. Já Quais as ações tomadas pela gestão pública para a conquista desses resultados?

Estas, entre outras iniciativas educacionais de sucesso, estão reunidas na mais nova publicação produzida pela Comunitas: Como Melhorar o Ideb – Experiências que Funcionam.

Disponível inteiramente na plataforma Rede Juntos, a cartilha apresenta um panorama da educação no Brasil – o funcionamento do sistema educacional, o diagnóstico da realidade, desafios e estratégias, além de práticas inspiradoras, como as realizadas em Itirapina (SP), Pelotas (RS), Salvador (BA) e Paraty (RS).

“Os desafios do líder quanto à gestão educacional devem ser a visualização do cenário para além das emergências, as enxergando como oportunidades para reformar a Educação, preparando a rede para o século 21; alteração das demandas por competências para competências interpessoais, como as socioemocionais; além de estruturar o novo papel do professor, passando de fornecedor de aulas para assegurador da aprendizagem”, explica Claudia Costin, uma das maiores especialistas do mundo em políticas educacionais que participou da produção da publicação.

Mais que oferecer educação pública, o mais importante é que a gestão pública proporcione ensino de qualidade e equidade. Sendo assim, o conteúdo do material serve como inspiração, referência e guia para aqueles que acreditam no trabalho multissetorial e em rede como melhor caminho para melhoria da educação brasileira e, consequentemente, da qualidade de vida dos cidadãos.

No artigo 205 da Constituição Federal brasileira diz: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Ser direito fundamental reconhece a importância a importância da Educação como forma de desenvolvimento social, econômico e cultural, que acaba resultando em grandes impactos como no combate à pobreza, fomento da economia, combate da violência, além da tomada de decisões mais conscientes e sustentáveis por parte dos cidadãos. Por esse motivo, o acesso à educação de qualidade pode fazer grande diferença no Brasil.

Clique aqui e conheça a publicação!

 

 

 

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Por meio do envolvimento de diversos atores, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito comum de promover o desenvolvimento sustentável por meio da parceria de líderes empresariais, engajados nas várias frentes de atuação da Comunitas, acreditando que empresas brasileiras podem contribuir para a superação dos problemas de ordem econômica e social em diferentes regiões do país.

Últimas notícias:

Comunitas e Governo do Rio Grande do Sul realizam reunião de governança

Na última quarta-feira (05), foi realizada mais uma reunião de Governança, com a participação...

Comunitas reúne executivos sociais em mais um Grupo de Debates da Rede BISC

Momento objetiva o aprofundamento das análises da pesquisa BISC, intercâmbio de experiências...

Comunitas e prefeitura apresentam o Pacto Araguaína pela Paz

Além do Pacto, durante a reunião também foram apresentados os primeiros dados coletados sobre a...

Com apoio da Comunitas, Observatório de Prevenção à Violência avança em Caruaru

O projeto que visa a redução da violência na cidade pernambucana conta com parceria da Comunitas...

Comunitas disponibiliza especialistas em saúde para apoiar governos nas decisões tomadas durante a pandemia

Com objetivo de auxiliar, ainda mais, os governos nos desafios provocados pela Covid-19, a...