loading

Rio de Janeiro buscou engajamento popular na revisão do Plano Diretor da cidade

Em um cenário de pandemia, a participação de mais de 400 embaixadores do município se mostrou fundamental para trazer mais visibilidade popular ao projeto

A cada década, as cidades com mais de 20 mil habitantes precisam elaborar ou, se for o caso, revisar os planos diretores que regulam as leis de planejamento urbano, para evitar situações de crescimento metropolitano desordenado e sem comprometimento com a sustentabilidade. A participação cidadã na elaboração e revisão dos planos diretores brasileiros é assegurada pela Lei Federal N° 10.257/2001.

Com o objetivo de vencer as restrições trazidas pela pandemia da Covid-19 e buscar um engajamento maior da população local para discutir o tema, a prefeitura do Rio de Janeiro, através da parceria entre a Comunitas e o Colab, trouxe a discussão para o ambiente online de forma pioneira e inovadora. A parceria preocupou-se em oferecer, por meio de um canal digital, uma jornada gamificada, com conteúdo educativo, visando uma melhor formação do cidadão com relação aos conceitos apresentados pelo plano diretor. 

A jornada contou, ainda, com um programa de embaixadores da cidade. O Programa de Embaixadores era voltado ao engajamento cidadão e foi construído com bases na gamificação, onde a ideia era educar sobre a temática e engajar esses embaixadores no processo participativo digital para que eles influenciassem mais cidadãos, formando assim uma rede cidadã em prol do desenvolvimento urbano da capital carioca. Dos 409 inscritos no programa, 157 deles atuaram ativamente na atração e engajamento de mais pessoas na Jornada do Plano Diretor. 

Diretor Executivo do Instituto Pereira Passos, órgão vinculado a Secretária Municipal de Planejamento Urbano, Carlos Krykhtine afirmou: “A missão da revisão de um Plano Diretor envolve trabalhar com matérias complexas, especializadas e transversais. O desafio se torna maior por ser uma tarefa participativa que precisa envolver a população e setores da sociedade civil. Então uma comunicação eficiente que envolva sobretudo aprendizados e compartilhamento de conhecimentos se faz necessária para nivelamentos mínimos o suficiente para promover o engajamento e aderência na participação. A cooperação técnica entre Comunitas e a Prefeitura do Rio no apoio à Revisão do Plano Diretor apontou para esses aspectos de maneira muito interessante, sendo a iniciativa dos Embaixadores do Rio um dos resultados dessa convergência.

A primeira colocada no ranking dos embaixadores trouxe mais de 100 participantes para a Jornada do Plano Diretor que acontecia dentro do aplicativo do Colab. Além disso, todos eles tinham perfis completamente diferentes – visto que foram recrutados participantes de 103 bairros-, o que garantiu a pluralidade da discussão sobre o projeto.

Na cidade do RJ, existem mais de 13 mil usuários cadastrados no aplicativo Colab, que foram diretamente impactados pelas estratégias de marketing, como envio de e-mails e push, para participação na elaboração do plano diretor do município. Apesar das iniciativas já terem sido encerradas pela prefeitura, o conteúdo da Jornada do Plano Diretor e também sobre o Poder Legislativo continuará disponível no aplicativo do Colab até o fim de março de 2022.

Acreditamos que esta iniciativa contribuiu de maneira significativa para ampliar as ações de educação política, de forma a propiciar ainda mais conhecimentos e embasamento aos cidadãos para que participem do dia-a-dia da cidade de maneira mais efetiva. Ao lançar conteúdos relacionados ao plano diretor e poder legislativo, cidadãos estão mais aptos a contribuir mais e melhor com o seu território, como bem apontado por um dos cidadãos envolvidos no projeto ‘participação e informação transformam o cidadão e a cidade’ ”, declarou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *