Logo Comunitas

Nota pública | A Comunitas é uma organização apartidária de apoio a gestões públicas brasileiras

08/05/2020

Em resposta a reportagem publicada no Jornal Zero Hora, no dia 07 de maio de 2020, a Comunitas declara que é organização apartidária, independente e sem fins lucrativos, criada em 2000, que acumula a experiência de um trabalho realizado há duas décadas junto à governos municipais e estaduais.

Atua por meio de uma governança compartilhada, com a participação do setor público e da iniciativa privada que, juntos, promovem a construção colaborativa de ações pela melhoria da gestão pública.

A rede Comunitas é formada atualmente por 22 cidades e 5 estados com atuação direta além de ter tido ações replicadas em mais de 300 territórios. A organização oferece apoio sem qualquer tipo de custo ao município ou estado participante por meio de acordos de cooperação. E todo o resultado das ações são disponibilizados gratuitamente em nossa plataforma de conteúdo para que qualquer gestor público possa se inspirar ou replicar as ações desenvolvidas.

A parceria com o Estado do Rio Grande do Sul, liderado pelo Governador Eduardo Leite (PSDB) teve início em 2019, juntamente com outros estados com gestões lideradas por diferentes partidos como NOVO, MDB e DEM. Dentre as ações realizadas, está o apoio a definição de protocolos que buscam propor caminhos, mais ágeis e assertivos, para a reabertura das atividades econômicas e reestruturação socioeconômica dos Estados, com foco no equilíbrio entre a priorização da vida e a manutenção da economia.

É importante salientar que a organização já realizou, em diferentes cidades e estados, mais de 200 frentes de trabalho, para atingir objetivos como: a eficiência das contas públicas para proporcionar melhor capacidade de investimento governamental, implementação de reformas do Estado estruturais, melhoria dos serviços em Saúde, Educação e Segurança Pública e o fortalecimento de lideranças públicas.

Além disso, por ser considerado inovador, o modelo de governança compartilhada da Comunitas tornou-se objeto de estudo da Universidade de Columbia.

A missão da organização é contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos por meio da geração de conhecimento, da disseminação de boas práticas e da articulação entre os setores público e privado. A organização acredita que somente por meio da união de esforços é possível transformar positivamente o Brasil.

Últimas notícias:

Resumo | Secretários estaduais de Fazenda defendem pacto nacional por Reformas, durante encontro da Comunitas

A Comunitas realizou, ontem (04), uma imersão digital com secretários estaduais, com o objetivo...

No Tocantins, equipamentos hospitalares começam a ser entregues

A ação foi resultado da mobilização realizada junto à BRK Ambiental. Começaram a ser...

Vídeo e resumo | Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a Covid-19

A Comunitas realizou, na última sexta-feira (22), mais uma conferência digital, dessa vez para...

Projeto de transferência de renda liderado pela Comunitas chega a Santos, Guarujá e Cubatão

A ação foi resultado da mobilização, em conjunto, das empresas VLI, Rumo, MRS, Hidrovias, Teg e...

AGENDA | Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a pandemia

A conferência será aberta ao público e transmitida ao vivo pela plataforma Zoom. Clique aqui e...