Logo Comunitas

No RS, Projeto Envolver é apresentado a servidores da Serfi

01/06/2021

Iniciativa do governo gaúcho tem apoio da Comunitas

A Secretária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul (Serfi), em Brasília, Ana Amélia Lemos, comandou reunião virtual, nesta segunda-feira (31), para apresentação do “Projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS” aos servidores da pasta.

A iniciativa do Governo do Estado, com apoio da Comunitas, por meio da parceria técnica contratada da BTA, busca a evolução da qualidade dos serviços prestados à população, com foco em resultados, criando um ambiente estimulante para os servidores. Essas reuniões serão realizadas até seis de junho em todas as Secretarias e órgãos da administração estadual. Todos os doze servidores da Serfi participaram do encontro virtual e falaram sobre o projeto. A Secretária, ao abrir a reunião, citou o objetivo final do projeto, que é “fazer a diferença na vida das pessoas”.

Em vídeo, o governador Eduardo Leite reforçou a nova cultura com foco nos resultados. Disse que é preciso difundir essa cultura como atitude coletiva, num ambiente no qual o funcionalismo possa se motivar e oferecer serviços cada vez melhores para a sociedade. “Com a mente aberta e o coração aquecido, cada um de nós vai influenciar os demais a praticar os bons comportamentos, em qualquer lugar e a qualquer tempo. Nosso propósito é valorizar os servidores, criando as condições para construir um futuro melhor no Estado em que vivemos”, disse o governador.

A Secretária Ana Amélia Lemos ressaltou que o Projeto Envolver é uma revolução na forma de governança e gestão. A partir dos Direcionadores da Cultura Organizacional, será possível fortalecer atitudes positivas, enfrentar acomodação e omissão, bem como o privilégio, a burocracia e o desrespeito ao mérito. “Estamos evoluindo para uma cultura de comprometimento e foco na solução de problemas, reforçando que são os gestores que disseminam a cultura e mobilizam os servidores para os desempenhos desejados”, defendeu. Ainda segundo Ana Amélia Lemos, cultura é comportamento coletivo, onde é fundamental a sinergia. Gente é o cerne do processo de cultura e para que as evoluções ocorram, as pessoas precisam pensar, sentir e fazer de forma diferente.

Representando a BTA, Érika Barcellos reforçou a necessidade de que o projeto não fique esquecido nas gavetas e seja efetivamente praticado. A especialista ficou impressionada com o que ouviu dos doze servidores da Serfi, que já estão praticando a maioria dos princípios que norteiam o Projeto Envolver. “Vocês já estão na direção certa, da prática consistente dos comportamentos defendidos no Projeto. Todos estão motivados para resolver problemas com sinergia, sem se acomodar”, completou.

 

Com informações do Governo do Rio Grande do Sul.

 

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...