loading

Niterói Pacto pela Paz é apresentado ao secretário de segurança do estado

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, apresentou, na tarde desta quinta-feira (28.6), ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, o Plano Niterói Pacto pela Paz, elaborado pelo município em parceria com a organização civil Comunitas. O plano, que vem sendo montado há oito meses, prevê ações integradas em diversas áreas que vão desde infraestrutura até a segurança, passando pelos temas relacionados à saúde, educação, cultura e assistência social, entre outros.

Leia mais: Comunitas no jornal O Globo | Prefeitura assina pacto pela paz em Niterói

Fotos: Bruno Eduardo Alves

“O plano que apresentamos é fruto de um trabalho que reúne a sociedade civil, os especialistas da segurança, estudiosos do tema e a prefeitura. Nosso objetivo é fazer com que essa iniciativa seja um marco divisor na política de segurança pública no estado e no país. Estamos convictos que esse programa pode representar para a cidade algo muito positivo, principalmente na área da segurança pública”, disse Rodrigo Neves, lembrando das ações já implementadas na cidade, como o programa Niterói Presente, construções de unidades e reforma de outras, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, pagamento de bonificações por desempenho, além de suporte às forças de segurança que o município realizou.

As ações previstas no Plano Municipal de Segurança de Niterói, que será agora avaliado pelos especialistas da Secretaria de Segurança antes de ser lançado, incluem pagamento de novas bonificações por desempenho, investimentos em infraestrutura em comunidades, auxílio a jovens em situação de risco, acompanhamento psicossocial de jovens e suas famílias, programas sociais, culturais e de esporte de forma a resgatar jovens que já estejam cooptados pelo crime e evitar o ingresso de outros na criminalidade.

Leia mais: Papo de Responsa inspira jovens em Paraty

O secretário de segurança elogiou a iniciativa da prefeitura de Niterói e afirmou que a implementação do Plano Municipal de Segurança da cidade pode se tornar uma referência para outras cidades.

“Gostaria de parabenizar a prefeitura de Niterói por esta iniciativa e dizer que estou muito bem impressionado com um trabalho tão bem feito. A possibilidade de transbordamento, replicação dessa ideia para outros municípios, a meu ver, será um processo natural, especialmente para a área do Consórcio Intermunicipal do Leste Fluminense (Conleste) num primeiro momento.”, disse Nunes.

O plano, agora, será submetido à análise da cúpula da segurança, que fará observações e sugestões, se for o caso, para que ajustes sejam feitos antes de seu lançamento, previsto para os próximos meses. Também foram designados representantes da prefeitura e da própria secretaria de segurança para avaliar as iniciativas propostas pela prefeitura de Niterói.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Ao término do encontro, Rodrigo Neves comentou a reunião: “O encontro foi muito positivo, e extremamente importante para convergir as metas do plano às metas da Secretaria estadual de Segurança Pública. Tenho certeza que nosso programa será muito bem-sucedido e de suma importância para o enfrentamento da violência em Niterói e a partir da experiência desse programa a ideia será replicada para outras cidades.

Leia mais: Com apoio de organização internacional, nova etapa do Pacto Pelotas pela Paz é lançada

Entre as ações que serão custeadas pela prefeitura estão: bonificações por desempenho na apreensão de armas de fogo; programa de apoio sócio-emocional para crianças e adolescentes em áreas de conflito; programa ecológico com foco na juventude na periferia de Niterói com contratação de jovens para atuar em ações de limpeza de encostas e reflorestamento; poupança escola com foco na conclusão do Ensino Médio.

Fonte: Jornal Cidade de Niterói

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *