loading

Mais facilidade e segurança para os usuários do SUS

O Clique Saúde é uma ferramenta de busca on-line que permite ao cidadão encontrar informações sobre os recursos disponibilizados pela rede pública de saúde na cidade, como endereço das unidades, exames e consultas disponíveis em cada uma, medicamentos e períodos de vacinação, além de trazer informações sobre os principais programas de saúde da prefeitura.

O cidadão pode consultar a disponibilidade de medicamentos e serviços nas UBS mais próximas de sua casa, informando seu CEP ou endereço, evitando, assim, deslocamentos desnecessários. A plataforma pode ser acessada pelo computador, tablet ou smartphone.

Desafio

Aproximadamente 75% da população brasileira não têm planos de saúde e dependem do acesso aos recursos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o IBGE. Parte da população desconhece plenamente seus direitos em relação aos recursos de saúde disponíveis e como obtê-los da forma correta. Devido à falta de informação, os fluxos de acesso ao sistema de saúde pública muitas vezes causam gastos desnecessários, filas que poderiam ser evitadas e, como consequência, descontentamento por parte da população.

A prefeitura de Pelotas identificou que parte das reclamações dos usuários do SUS não estava diretamente relacionada ao tipo ou à qualidade de atendimento oferecido, mas sim ao fato de que o cidadão não tinha acesso à informação correta sobre os serviços, quando buscava por ela. A partir desse diagnóstico, surgiu a iniciativa da administração municipal de democratizar as informações sobre a rede de saúde disponível aos cidadãos, o que seria viabilizado através da parceria com o Programa Juntos, com a criação da plataforma Clique Saúde.

Soluções

A plataforma Clique Saúde tem como objetivo educar, orientar e facilitar o acesso aos recursos de saúde para a população, por meio de um buscador que pode ser consultado a partir de qualquer dispositivo ligado à internet, universalizando o acesso às informações e, como consequência, aos serviços.

É esperado que, por meio da educação e dos conhecimentos adquiridos com a plataforma, o cidadão economize dinheiro na compra de medicamentos que são disponibilizados gratuitamente pelo município, só se desloque para as unidades de saúde quando for realmente necessário e tenha mais facilidade para conseguir o recurso de que necessita, melhorando, desta forma, sua condição de saúde e qualidade de vida.

O Clique Saúde também tem como objetivo reduzir as filas nas UBS e prontos atendimentos com uma melhor orientação do cidadão sobre o fluxo e a atenção primária do sistema público de saúde.

Para os gestores públicos, a plataforma abre um canal de comunicação, gestão e avaliação para que a população saiba mais sobre a administração do sistema público de saúde. Além disso, os gestores poderão acessar informações estatísticas do buscador por meio de um painel de indicadores que gera uma visão mais clara e precisa das demandas do cidadão, permitindo, assim, uma maior eficiência na gestão dos recursos.

O processo teve início com o mapeamento dos gestores públicos responsáveis por cada área de saúde e, consequentemente, com o levantamento de todos os dados referentes ao sistema. Após essa etapa, a plataforma de tecnologia do Saútil foi customizada para se adequar à realidade do município e integrada ao banco de dados da prefeitura.

Paralelamente, foi desenvolvido o design da interface a partir das necessidades apresentadas pelos gestores. Após a validação da ferramenta por meio de testes com gestores e usuários e as adaptações necessárias, o Clique Saúde entrou em operação.

Como benefícios aos usuários do serviço público de saúde, destacam-se a gradativa redução de filas; economia de tempo e dinheiro com deslocamentos desnecessários; e melhoria no planejamento e distribuição dos recursos municipais.

Resultados principais

Com o apoio do Programa Juntos, a Secretaria de Saúde implementou a plataforma Clique Saúde com uma interface intuitiva e de fácil utilização. Com ela, o usuário pode buscar informações sobre onde e como ter acesso aos recursos de saúde disponíveis no município: medicamentos, vacinas, equipamentos para deficientes, Samu, unidades e serviços que integram a rede, informações sobre seu funcionamento, calendário e campanhas de vacinação e orientações gerais sobre saúde.

Para os gestores públicos, a plataforma centraliza as informações e fornece estatísticas estratégicas à gestão local, tais como a possibilidade de analisar as demandas específicas em cada região da cidade, de acordo com a categorização das pesquisas feitas pelos usuários no buscador do Clique Saúde.

Os técnicos da Secretaria de Saúde de Pelotas foram treinados para alimentação de dados e uso do painel de indicadores. Além disso, foi elaborado um Guia de Uso para que possam fazer as atualizações do novo site.

O Clique Saúde pode ser acessado de qualquer lugar por computadores, tablets, smartphones e também pelos dois totens de autoatendimento localizados nas UBS Bom Jesus e Simão Lopes, ambas parte da Rede Bem Cuidar e as primeiras a receber o equipamento, no final de 2015. Em 2016, a prefeitura de Pelotas iniciou a replicabilidade da ferramenta na cidade.

Replicabilidade

Prezando pela replicabilidade das boas práticas desenvolvida com parceria do Juntos, o Clique Saúde está em processo de implementação na cidade de Paraty (RJ). No momento, são realizadas ações para transferência de conhecimento por parte da Saútil e acompanhamento de treinamento da equipe de trabalho.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *