loading

#ListaComunitas – Confira 5 ações desenvolvidas pela Comunitas em Educação

Em 10 anos de Programa Juntos, a Comunitas já apoiou inúmeras frentes de Educação; separamos cinco ações que valem a pena relembrar

Uma Educação de qualidade é capaz de promover um grande impacto em todas as áreas da vida de um indivíduo. Não à toa, a Educação é um direito fundamental, garantido em Constituição. 

Quando uma gestão investe na Educação, ela assegura o desenvolvimento social, econômico e cultural de sua população. É por meio do conhecimento e acesso à informação que uma sociedade consegue garantir outros direitos, como por exemplo, à saúde e bem-estar e a condições adequadas de trabalho. Em outras palavras, uma Educação é transformadora quando garante a dignidade do cidadão.

Em mais de 20 anos de atuação, a Comunitas tem apoiado diversas frentes em Educação, tendo como objetivo a transformação social do país. Confira abaixo uma lista com cinco recentes ações na área da Educação.  

Recuperação do aprendizado é alvo de Planejamento Estratégico em São Paulo

O projeto de Gestão para Resultados busca corrigir déficits do aprendizado dos estudantes, em especial devido ao fechamento das escolas durante o período de agravamento da crise sanitária como medida de contenção da pandemia. A perda de aprendizagem vista em 2020 e a manutenção dessa tendência em 2021, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, é motivo de preocupação para os gestores municipais.

Nesse sentido, o desafio de recuperação do aprendizado requer uma visão integrada e articulada entre gestão, rede escolar e performance, que ative alavancas para recuperar e melhorar o desempenho, com o apoio de uma plataforma de inteligência estratégica baseada em dados e evidências.

A Secretaria de Educação conta com 27 projetos em andamento, que precisam ser acompanhados tanto na implementação, como na sustentabilidade. A ideia da Central de Resultados é fazer com que a equipe da Secretaria de Educação consiga acompanhar o status de cada um desses projetos, bem como a gestão deles por indicadores.

Plataforma transversal permite a gestão individual de alunos

Em nova fase do projeto Cada Jovem Conta, a Prefeitura de Pelotas (RS) apresentou a plataforma Sispaz, desenvolvida com o apoio da Comunitas. A ferramenta é um instrumento digital de gerenciamento de informações que interliga diversas secretarias do município e integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, programa desenvolvido há cerca de 5 anos, também com o apoio da Comunitas.

O Sispaz permite a gestão individual de casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco para a violência. Essa é uma das estratégias desenvolvidas para a redução da criminalidade no município. Pela plataforma, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas realizam o monitoramento integrado de cada família, facilitando e agilizando o cuidado em rede.

O sistema permite que toda a rede integrada ao Sispaz se mantenha informada dos acompanhamentos realizados com as famílias. E os indicadores são calculados automaticamente, viabilizando o monitoramento da frequência escolar dos estudantes. Dessa forma, é possível identificar quais alunos estão em maior situação de risco e precisam de mais atenção por parte da rede de apoio de Pelotas.

Atletismo é ferramenta de inclusão social em Paraty

A Escola de Atletismo é um programa de inclusão social por meio  da prática de esportes destinado aos jovens da cidade carioca. A iniciativa, que contou com o apoio da Comunitas para a sua implementação, assegura o direito de crianças e adolescentes à atividades físicas.

A Escola de Atletismo tem democratizado o acesso à prática esportiva ao mesmo tempo em que promove uma intervenção social para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Diariamente e de forma gratuita, alunos da rede pública, entre 7 e 18 anos, têm aulas no estádio da cidade, totalizando aproximadamente 1.600 estudantes do município. As aulas são coordenadas pelo professor Paulo Servo, ex-técnico da Seleção Brasileira de Atletismo, e pela atleta Bárbara Leôncio, campeã mundial dos 200m rasos no Mundial Juvenil 2007.

Paraty investe na merenda com Escola de Comer

O projeto foi concebido após uma pesquisa de campo realizada pela primeira-dama da cidade e chef de cozinha, Ana Bueno, em 2014. Nela, foi identificado que a alimentação dos alunos estava muito aquém de um cardápio saudável e nutritivo, com pouca variedade. Também foi identificada a precariedade de equipamentos nas cozinhas das escolas municipais.

Para fazer o levantamento, Ana Bueno ouviu  crianças de oito unidades da rede municipal e convidou-as para escrever um livro de memórias e receitas de suas famílias. As merendeiras também passaram por entrevistas e foram convidadas para participar da Folia Gastronômica – evento culinário organizado pelo Polo Gastronômico de Paraty e que é realizado anualmente.

Ao identificar essa demanda, a Prefeitura de Paraty, em parceria com o Polo Gastronômico e agricultores locais da cidade, desenvolveu um programa de melhoria da qualidade da merenda escolar na rede municipal de ensino, chamado Escola de Comer. Além de estruturar as cozinhas das unidades, as merendeiras recebem orientação de chefs de cozinha voluntários no preparo de um cardápio saudável. Essa transformação também traz um outro elemento, que é a valorização da produção local de alimentos. O projeto está presente nas 32 escolas da rede pública, atende mais de seis mil alunos e qualifica cerca de 50 merendeiras da rede municipal, com treinamento e apoio.

Avançar na Educação é maior projeto de plano de educação na história do RS: 1,5 bilhão

A educação pública é um dos pilares da sociedade e nenhum país pode avançar economicamente sem um investimento maciço nesse setor. E com esse objetivo, o Governo do Rio Grande do Sul iniciou o programa “Avançar na Educação”, construído a partir de um planejamento estratégico realizado com o apoio da Comunitas.

O programa de investimentos tem o objetivo de melhorar a infraestrutura física e tecnológica, assegurar a recuperação da aprendizagem no pós-pandemia, qualificar o ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa e capacitar os profissionais envolvidos. O projeto contempla um plano de investimentos de R$ 1,2 bilhão, o maior na educação estadual gaúcha dos últimos 15 anos.

Dentre os principais destaques do Avançar na Educação, podem ser citadas a contratação de 4 mil professores para a Educação, bem como o fomento a bolsas para formação desses profissionais. Além disso, foi construída uma mandala com direcionadores estratégicos para a Educação do Estado que possui o objetivo de definir prioridades, valores e projetos a serem desenvolvidos nos próximos anos de governo. Esses direcionadores possuem dois focos principais: tecnologia e pessoas, esse último olhando, principalmente, para formação de professores, garantia de aprendizado dos alunos, competências cognitivas e socioemocionais.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *