loading

Liderada pela Comunitas, Jornada para Futuros Prefeitos chega na reta final | Saiba como está sendo

Após um mês de aprendizagem, a Jornada para Futuros Prefeitos está chegando ao fim. Lançada em agosto, a iniciativa trata-se de um curso online formado pela parte teórica e de imersões virtuais com especialistas e gestores públicos brasileiros e internacionais sobre como elaborar Planos de Governo Municipais.

A jornada possui mais de 60 horas de conteúdo, entre videoaulas, trilhas e exercícios práticos –tudo desenvolvido por mais de 50 peritos da área pública. De acesso livre e realização a ritmo autônomo pelo próprio usuário, a iniciativa é voltada para àqueles que possuem interesse em desenvolver um programa de governo de alta qualidade técnica.

“Nosso objetivo com essa jornada é apoiar na reflexão dos futuros candidatos, para que valorizem políticas públicas transformadoras e inovadoras na gestão pública”, explicou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Os conteúdos foram divididos em 10 módulos, que abordam temas como Planos de Governo Municipais, de forma transversal; Finanças e Gestão; Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico, Geração de Trabalho, Emprego e Renda; Desenvolvimento Social; Segurança Pública; Planejamento Urbano, Mobilidade, Infraestrutura, Zeladoria e Habitação; Saneamento Básico, Gestão de Resíduos e Meio Ambiente; além da Comunicação do plano para a sociedade e a construção da liderança pública.

Público diverso

Foram mais de 650 pessoas inscritas no curso, de quase 90 diferentes cidades que contemplam todas as regiões do País. São homens (63,6%) e mulheres (36,4%) de diferentes partidos, como PT, PTC, PSOL, PSDB, Rede, PDT, PRTB, e cada um consumiu cerca de 13 horas, em média, dos conteúdos disponíveis na jornada.

“Vocês estão prestando um super serviço à democracia ao estimular a qualificação dos planos de Governo. Muito grata. Assim que forem disponibilizados todos os materiais faremos formação com a equipe”, afirmou (via redes sociais) Letícia Palma, integrante da equipe do pré-candidato à Prefeitura de Cabo verde, em Minas Gerais, pela chapa MDB-PSDB.

Já na última semana, foram realizadas as imersões e mentorias virtuais, onde mais de 30 especialistas compartilharam conhecimento com pré-candidatos (e equipes) a prefeituras brasileiras. Entre eles, estavam Sérgio Avelleda, diretor de Mobilidade Urbana do World Resources Institute (WRI); Vivian Satiro, secretária-adjunta municipal de Licenciamento de São Paulo (SP); Fabio Bernardi, especialista em Comunicação Pública; Elizabeth Jucá, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais; Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo (SP); e Januário Montone, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

“Está sendo incrível. Estudei já os planos de governo apresentados em 2012 e 2016 de minha cidade, também dos prefeitos que tiveram melhor desempenho no Paraná que entraram em 2016. Obrigado por nos ajudar a oferecer o melhor para nossa cidade”, disse Anníbal Bianchini, pré-candidato à prefeito de Maringá, no Paraná, pelo PTC.

Foram 10 encontros no total, e cada um contou com uma média de 40 participantes que tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprendizados em áreas inerentes à gestão pública, com o objetivo de construírem programas mais efetivos e alinhados à realidade local e às necessidades dos cidadãos.

“Jornada maravilhosa. Que venham muitas outras, principalmente no início do ano”, afirmou Nayara Mazzini, pré-candidata à prefeita de Marília, em São Paulo, pelo PSOL.

Mas ainda não acabou

Como bônus para quem terminou toda a parte teórica, de imersões e as avaliações, a jornada ainda terá um master class internacional, com aulas de importantes especialistas, como William B. Eimicke, professor, fundador e diretor do Picker Center for Executive Education da Universidade de Columbia; Alexis Wichowski, vice-chefe de Tecnologia para Inovação da Prefeitura de Nova Iorque (EUA); Elkin Velásquez, diretor do Escritório Regional do ONU-Habitat para a América Latina; e Mauricio Duarte, arquiteto associado do escritório Gehl Architects.

“Tendo em vista a programação da jornada, garanto que o tempo gasto estudando trará dividendos que os alunos do curso aproveitarão nos momentos difíceis que terão no futuro. Cada conteúdo dessa jornada faz parte de um treinamento que considero sem precedentes”, disse Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, escritório da Universidade de Columbia no Brasil – organização parceira da Comunitas na construção da jornada.

 

A Jornada ficará no ar até o dia 26 de setembro. Clique aqui e aproveite!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *