Logo Comunitas

“Juventude sem Caô” discute sexualidade com adolescentes de Paraty

08/11/2017

Na primeira ação integrada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenadoria de Juventude de Paraty (RJ) levou ao Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Dom Pedro 1º o programa “Juventude Sem Caô”.

Foto: Prefeitura de Paraty

Durante o encontro, a secretária de Saúde, Martha Cardoso, e técnicos da secretaria promoveram um debate sobre sexualidade para os jovens que estudam no Ciep e trabalharam também a orientação preventiva sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Cerca de 100 estudantes entre 15 e 19 anos acompanharam a primeira edição do “Juventude sem Caô”, realizada na última segunda-feira (06).

Depois de uma breve palestra, a secretária Martha Cardoso incentivou os jovens a se protegerem, destacou a preocupação da SMS com o elevado índice de gravidez na adolescência no município e pediu que todos busquem o acompanhamento periódico na rede municipal de Saúde.

Os técnicos da Secretaria também falaram sobre a importância da vacinação gratuita contra o HPV, atualmente estendida a meninas e meninos pelo Ministério da Saúde.

O coordenador de Juventude, Lucas Cordeiro, disse que a atividade foi uma oportunidade “descontraída” de promover um debate franco sobre juventude e sexualidade. “Foi muito importante o entendimento da Secretaria de Saúde de que esta é uma agenda prioritária para os jovens e a abertura da direção do Ciep, que é um colégio estadual”.

Foto: Prefeitura de Paraty

A secretária de Saúde avalia que ações como estas, voltadas diretamente para os jovens, podem ter um efeito muito mais eficaz em relação à prevenção de DSTs e na conscientização sobre a gravidez na adolescência.

A próxima etapa da ação integrada do “Juventude sem Caô” será no dia 16 de novembro, no próprio Ciep. Haverá um trabalho específico de orientação sobre o HPV e uma campanha de vacinação dos jovens, dentro da escola.

A estruturação da Coordenadoria de Juventude em Paraty tem o apoio da Comunitas, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Desde o início do ano, já foram promovidos cinco encontros de formação para os jovens e os técnicos da prefeitura, com o apoio da consultoria técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Foto: Prefeitura de Paraty

A atuação integrada com outras secretarias é uma das agendas prioritárias da Coordenadoria e envolve também as áreas de Educação, Cultura e Esportes.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...