Juntos em Teresina | Reunião de Governança debate resultados e futuro da parceria na cidade


A capital piauiense sediou mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos, que visou debater os resultados obtidos com a parceria entre o programa e a Prefeitura de Teresina, além dos próximos passos e desafios.

Foto: Renato Bezerra

Entre os presentes no encontro, estava o prefeito, Firmino Filho, o membro do Núcleo de Governança do Juntos, André Covre, a diretora do Juntos, Ronyse Pacheco, e a gerente de Conhecimento do Juntos, Bruna Santos. Participaram, também, secretários e diretores municipais e importantes lideranças empresariais locais – atores importantes para a sustentabilidade dos projetos e resultados.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados da frente que busca o equilíbrio fiscal das contas municipais. O percentual da participação da receita própria municipal, por exemplo, tem evoluído, passando de 29% em 2013, para 35% em 2017. Atualmente, a frente está desenvolvendo um planejamento estratégico com objetivo de buscar novos potenciais de arrecadação por meio das Receitas Próprias e das Transferências Constitucionais.

Já a frente de otimização das despesas priorizou 12 órgãos municipais que se envolveram no planejamento e execução de 144 ações que compõem o plano de otimização de despesas. O resultado acumulado até fevereiro de 2017 demonstra um ganho de R$ 25,2 milhões – acima da meta estabelecida inicialmente de R$ 24,8 milhões.

Na frente que estimula a participação cidadã na administração pública por meio do Colab, plataforma que conecta a população ao poder público de maneira transparente e com foco na resolução de problemas, os resultados também são animadores. Até novembro, a ferramenta contava com 6.061 usuários e 5.333 publicações. Além disso, pela primeira vez, a taxa de resolução da prefeitura chegou à 70%.

Para 2018, o foco da parceria será Educação, por meio de um diagnóstico das práticas educacionais de Teresina, a realidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e suas políticas públicas, e a realização de cocriação, com a participação da secretaria, da comunidade escolar e sociedade civil, para elaboração de novas e inovadoras ações na área da educação.

Para o próximo ano estão previstas, também, ações com o objetivo de formar e mobilizar os servidores e a sociedade civil de Teresina em torno da agenda de governo aberto, abrindo informações da prefeitura para que o cidadão possa ser parte da construção coletiva de políticas públicas.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *