Logo Comunitas

Juntos em Teresina | Finanças, educação e segurança viária no foco da parceria

20/06/2018

Parceria desde 2014, Teresina (PI) recebeu mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos. Realizado ontem (19), o encontro serviu para reunir o prefeito Firmino Filho, líderes empresariais e secretários municipais de diversas pastas, para debater os resultados da parceria entre o Juntos e a prefeitura da capital piauiense, além dos próximos passos do trabalho.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

“Mesmo com a crise que o país enfrentou no ano passado, a Prefeitura de Teresina conseguiu obter resultados positivos em 2018, graças ao programa de ajuste fiscal que, através de monitoramento, conseguiu fazer controle de gastos e reduzir despesas. Isso mostra que a parceria com a Comunitas é um projeto bem-sucedido”, disse o prefeito.

Durante a reunião, foram apresentados os resultados do trabalho que busca o equilíbrio fiscal das contas municipais. O percentual da participação da receita própria municipal, por exemplo, tem evoluído, passando de 29% em 2013, para 37% – segundo os últimos dados de 2018. Atualmente, o foco está na redução das despesas da prefeitura, por meio de um plano composto por 160 ações, que envolve 28 órgãos da administração municipal.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

Para a educação, o trabalho será divido em duas etapas. Na primeira, terá a realização de um diagnóstico das práticas educacionais da cidade, a realidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e suas políticas públicas. A segunda contempla a cocriação junto à SEMEC, comunidade escolar e sociedade civil para elaborar novas ações na área da educação.

Ainda na área da educação, uma parceria com a Fundação Lemann implementará o Programa Formar – projeto da fundação que tem como objetivo apoiar os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoar as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

“Teresina é um dos cinco municípios escolhidos dentre vários para participar do Formar, onde temos 22 redes públicas de ensino, com cerca de 1.500 profissionais atendendo 600 mil alunos. Nosso objetivo é fazer uma construção coletiva que dê sustentabilidade às ações, todos participam e as pessoas se sentem responsáveis pelo que está sendo construído. É um produto de todos com foco na melhoria da aprendizagem”, explicou o secretário da Semec, Kleber Montezuma.

Teresina (PI) é a capital brasileira com o maior número de óbitos no trânsito. E para reduzir esses dados alarmantes que rondam a cidade, uma parceria entre a prefeitura, o Programa Juntos e a Falconi, realizará um diagnóstico completo da situação atual do sistema de gestão da segurança viária em Teresina, além de propor ações para melhoria dos indicadores.

Foto: Renato Bezerra / SEMCOM

A diretora do Programa Juntos, Ronyse Pacheco, afirmou que o trabalho desenvolvido em Teresina é um case de sucesso. “Os servidores municipais aderiram às propostas do Juntos e isso prova que a união entre Poder Público, setor privado e população dá certo”, afirmou.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Veja Também:

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Assine nossa Newsletter:

Newsletter

Contato

temaxys
selected
temaxys
temaxys

Tel:XX 000-000-000

mail:contato@dominio.com.br