loading

Juntos em Pelotas: Segurança, Saúde e Educação são focos de atuação da parceria na cidade

Reunião de Governança apresentou resultados obtidos e debateu novas ações do Programa Juntos para a cidade gaúcha.

Reforçando o compromisso do Programa Juntos por uma governança compartilhada, baseada no compartilhamento de experiências e na transparência, lideranças do programa estiveram em Pelotas (RS), na última terça-feira (06), para mais uma reunião de Governança.

Participaram do encontro secretários municipais, líderes locais do setor privado, representantes de organizações parceiras técnicas, além de Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, Carlos Jereissati Filho, um dos membros do Núcleo de Governança do Juntos, e Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

“O Juntos não apoia somente projetos para o governo e, sim, constrói em parceria com o governo. Buscamos o desenvolvimento de uma governança compartilhada que promova inovação e avanço. E, cada vez mais, está crescendo o número de cidades importantes do país com interesse em participar dessa nova forma de parceria, visando a melhoria da cidade, por meio do engajamento da sociedade nas decisões públicas e um maior alcance dos bons resultados obtidos”, destacou Filho.

Novo ciclo de projetos

O destaque da reunião ficou para as apresentações das novas frentes de trabalho que serão desenvolvidas na cidade, com apoio do Juntos.

Na área de segurança pública, o objetivo será promover uma agenda de redução de violência envolvendo o maior número de atores da cidade – nos últimos 14 anos, Pelotas teve um aumento de 288% de vítimas de homicídios e de 82% do número de roubos. A ação já foi iniciada com a estruturação do Observatório de Segurança da Cidade e da criação do Pacto Pelotas pela Paz, que pretende envolver a sociedade civil, empresários, entidades de classe, universidades, líderes religiosos numa agenda de engajamento e priorização de ações para combate a violência da cidade. “É responsabilidade do município mudar o futuro desses jovens”, citou Paula Mascarenhas, durante a apresentação.

Focando em mais ações para a prevenção de doenças – para além da Rede Bem Cuidar – na área de saúde pública, o aplicativo mobile CUCO chega como uma solução inovadora, para o acompanhamento médico dos pacientes, em especial crônicos e idosos.

Segundo Gustavo Comitre, representante da plataforma, para cada 100 prescrições médicas, 30 pacientes não seguem o tratamento. O aplicativo serve para monitorar e personalizar esse tratamento. Com baixo custo de gerenciamento, a plataforma entrega, em tempo real, informações sobre o tratamento dos pacientes para a ferramenta de acompanhamento e controle. Além disso, informa ao paciente o momento certo de tomar seus medicamentos ou de inserir suas medições de saúde (como glicemia e pressão arterial), permitindo que ele compartilhe as informações do tratamento com profissionais de saúde.

Já na Educação, mesmo com resultado positivo do IDEB em 2015, com a melhoria de 23%, Pelotas ainda encontra-se abaixo da meta e da média nacional. Construído em conjunto com o conhecimento acumulado, das boas experiências, e do planejamento já desenvolvido pela Secretaria de Educação de Pelotas, o Juntos apoiará no desenho e implementação de um modelo de gestão pedagógica que irá contemplar a melhoria do IDEB em 2017, focado, principalmente, no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

A prefeita lembrou que o trabalho será realizado com parceria entre a prefeitura, o Juntos e Claudia Costin, uma das mais importantes especialistas em Educação do país. “Para obtenção dos resultados, Costin já identificou que a frente atuará, principalmente, por meio de ações que melhorem os indicadores de retenção e evasão escolar, em especial este último, diretamente relacionado às ações de prevenção e melhoria da segurança entre os jovens”, explicou.

Foco em projetos estruturantes

Ainda durante a reunião, foram apresentados projetos desenvolvidos em Pelotas que obtiveram resultados importantes, como o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e o aprimoramento do Programa de Gestão Estratégica (Proges) – criado para acompanhar e monitorar as metas de projetos.

Além disso, foram implementados centros informatizados de saúde em Pelotas, baseados em um novo padrão de atendimento em saúde com foco na prevenção e no atendimento humanizado. A Rede Bem Cuidar já foi premiada no Brasil e no exterior e implementada em três unidades de saúde do município.

Houve destaque também para a implantação do aplicativo Colab, que possui o objetivo de conectar os cidadãos ao poder público de maneira transparente e com foco na resolução de problemas, proposição de projetos e avaliação dos serviços públicos. Já são mais de 6 mil usuários cadastrados na ferramenta e 88% das fiscalizações resolvidas pela prefeitura.

Ao encerrar o encontro, Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, destacou a perenidade dos projetos desenvolvidos como um dos principais pilares do programa. “A atuação do Juntos não é pontual e, sim, estruturante, pensado a partir de um plano de estado e não de governo, de modo que, para que seja sustentável, é fundamental o fortalecimento da governança local”, declarou.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Clique aqui e saiba como foi a última reunião em Pelotas.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *