loading

Juntos em Pelotas | Comunitas e Prefeitura se reúnem para apresentar resultados

Ações desenvolvidas na cidade gaúcha têm se tornado inspiração para outras localidades, como Niterói e o Estado de São Paulo.

Na tarde de hoje (11) foi realizada mais uma edição da Reunião de Governança do Programa Juntos na cidade de Pelotas (RS).

Estiveram presentes a prefeita Paula Mascarenhas, o vice-prefeito Idemar Barz, o ex-prefeito Eduardo Leite, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, os membros do Núcleo de Governança do Juntos, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Carlos Jereissati Filho. Participaram, ainda, os secretários de Saúde (SMS), Ana Costa, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, Planejamento e Gestão, Paulo Morales, além de Fernando Schüler e Aod Cunha, parceiros estratégicos do Juntos, o consultor Alberto Kopittke, do Instituto Cidade Segura – parceiro técnico da Comunitas na área de segurança.

“A importância dessa reunião é entendermos que as ações do Juntos são desenhadas em conjunto com todos os envolvidos e, mais que isso, também evoluem durante os processos”, explicou Regina.

Foto: ASCOM/Pelotas

O encontro teve como objetivo debater os desafios para a gestão da cidade e os importantes resultados obtidos com a parceria, que, inclusive, andam inspirando outras localidades.

“Para muito além de uma prestação de contas, esse encontro tem como objetivo provocar o autocontrole e a perenidade das ações propostas pelo Juntos, de modo que os projetos desenvolvidos aqui possam tornar-se política pública significativa e transformadora, gerando resultados efetivos e inspirando outras cidades”, considerou Paula.

Na Segurança Pública, por exemplo, entre os destaques da segunda fase do Pacto Pelotas Pela Paz está a realização do fórum municipal de prevenção da violência escolar, melhoria das ações deliberadas do programa Cada Jovem Conta, efetividade apresentada de 62% para 90%, e a pactuação das metas para redução de abandono escolar.

Samuel Ongaratto, assessor especial da prefeitura para o Pacto Pelotas pela Paz, salientou os avanços do programa Cada Jovem Conta, com foco na criança e adolescente em situação de risco, atuando na redução do abandono escolar e retorno de alunos evadidos, atualmente o programa acompanha 66 jovens de bairros como Bom Jesus, Duna e Areal.

Leia mais: Em Fórum, educação e oportunidade deram o tom do Pacto Pelotas Pela Paz

Com o término do contrato da Comunitas com o Cidade Segura para o desenvolvimento do Pacto, a partir de agora, a prefeitura municipal não contará mais com o apoio do instituto no acompanhamento do projeto, assumindo a responsabilidade total pela sustentabilidade e avanços dos resultados obtidos – ainda acompanhada pela Comunitas.

Inclusive, as metas serão monitoradas por meio do Programa de Gestão Estratégica (Proges) – ferramenta criada pela prefeitura e otimizada com apoio do Juntos, durante o desenvolvimento do Escritório de Gerenciamento de Projetos, implementado na cidade para auxiliar o controle das ações por parte do gestor público.

Os resultados efetivos do pacto pelotense serviram de estímulo para a Prefeitura de Niterói (RJ) desenvolver o Pacto Niterói pela Paz, também com apoio da Comunitas e parceria técnica do Instituto Cidade Segura. E, também, para a Prefeitura de Paraty, outra administração carioca que decidiu investir em ações de prevenção à violência.

Leia mais: Em Pelotas, secretários e prefeita firmam contrato de eficiência na gestão

Já a Rede Bem Cuidar possui um modelo com tão bons resultados que serviu de inspiração para o Governo do Estado de São Paulo. A expertise obtida pela Agência Tellus, parceira da Comunitas no desenvolvimento da Rede, foi fundamental para que a organização parceira ganhasse uma licitação para apoiar no desenvolvimento de protocolos e treinamentos do programa “Saúde em Ação”, parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De reconhecimento a Rede Bem Cuidar entende. A iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, em 2015. O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira.

Leia mais: Rede Bem Cuidar inaugura quarta unidade

O Clique Saúde, implementado na cidade também com apoio do Juntos, também anda passando por reformulação. Somente entre janeiro e março de 2018, a plataforma registrou um total de acesso de usuários equivalente ao ano 2016 inteiro – resultado do reposicionamento da ferramenta no site da prefeitura.

A meta agora é universalizar as informações, tornando o Clique Saúde a principal plataforma para acesso às informações do sistema de saúde municipal.

Leia mais: Clique Saúde Pelotas ganha prêmio de Projeto Inovador

“Essas reuniões são a prova de que trabalhar em conjunto, unindo a iniciativa privada e a gestão pública, é a forma mais rápida e certeira de obtermos resultados positivos e que acarretem em ações que transformam”, finalizou Carlos.

 

 

Reunião de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores, empresários locais, e parceiros técnicos do programa.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *