Juntos em Caruaru: Programa Juntos desembarca na “Capital do Agreste”


A cidade de Caruaru (PE) é referência na região – principal polo médico, científico, cultural, acadêmico e turístico do agreste brasileiro.  Da UNESCO, já ganhou o título de centro de arte figurativa das Américas. Do IPHAN, o título de patrimônio imaterial por possuir uma das maiores feiras ao ar livre do mundo e, da população, reconhecimento e valorização histórica.

E é nesse local que o Programa Juntos desembarca, no próximo dia 15. A reunião de lançamento contará com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, da diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, secretários e dirigentes municipais, representantes de entidades da sociedade civil e importantes líderes empresariais da região.

Em parceria com a Prefeitura de Caruaru, serão desenvolvidas, inicialmente, ações que buscarão o equilíbrio fiscal do município. Para se ter ideia, até 2016, em cada R$ 1 investido pelo Programa Juntos, houve o retorno de R$ 40,87 para a cidade – valores que se materializam em benefícios para a população, principalmente em áreas de maior demanda, como educação, saúde e melhorias urbanas.

“O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. A consideramos uma frente introdutória, pois uma relação saudável entre a arrecadação e o custeio tem como consequência resultados fiscais positivos, que poderão ser usados em investimentos em melhores serviços para o cidadão”, explica Regina Esteves.

Seleção

Participar do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável requer passar por criteriosa seleção: o prefeito deve ter ficha limpa, a cidade precisa ter características territoriais, geográficas e populacionais heterogêneas e diversificadas e a prefeitura deve ter capacidade de disseminação dos resultados, para a replicabilidade das ações.

Em 2016, cerca de 100 cidades buscaram a Comunitas para formar parceria com o Programa Juntos em busca de uma melhoria efetiva na gestão pública por meio de atuações focadas, principalmente, no cidadão.

 

 

 

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Dentre suas ações, está o Programa Juntos. De caráter apartidário, o Juntos reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI), Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *