loading

Juntos em Caruaru | Lançamento da parceria reúne importantes nomes da região

Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável foi lançado em Caruaru (PE). Também fazem parte do programa grandes capitais brasileiras como São Paulo, Curitiba, Salvador e Porto Alegre.

Foto: Prefeitura de Caruaru

Nesta terça-feira (15), a prefeita Raquel Lyra reuniu todo o secretariado municipal, importantes empresários do estado e diversos representantes da sociedade civil para lançar o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável na cidade.

Ao lado da diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, a prefeita apresentou o que é e como funciona o programa, com foco em uma governança compartilhada entre a iniciativa privada, setor público e sociedade civil.

O Juntos vem provar que governo municipal, setor privado e sociedade podem, unidos, investindo em crescimento e inovação, trazer melhor qualidade de vida para a população e promover mudanças transformadoras para a vida de nossa gente
Raquel Lyra

Dentre os trabalhos realizados pela Comunitas, a busca pelo equilíbrio das contas públicas é o mais executado nas cidades participantes. Para a diretora-presidente da Comunitas, essa é uma necessidade urgente da gestão pública. “O trabalho auxilia no ajuste das contas das cidades por meio do gerenciamento de despesas e receitas. O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras”, esclareceu Regina Esteves.

VÍDEO | Lançamento do Juntos em Caruaru é destaque na afiliada Rede Globo

Outra das principais características do Juntos é a valorização do engajamento da sociedade na administração pública, com a inclusão dos cidadãos no debate e na tomada de decisões sobre as prioridades dos municípios. A metodologia do programa tem como premissa a governança compartilhada e preeminente. Por isto, os líderes empresariais envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. São realizadas reuniões periódicas em encontros estratégicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações.

Foto: Prefeitura de Caruaru

Nessa linha, a primeira empresa a apoiar as ações em Caruaru é a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que pertence ao grupo espanhol Neoenergia. “É uma grande oportunidade participar do Juntos, aqui, em Caruaru. A gente tem certeza de que esse projeto vai melhorar, consideravelmente, a prestação de serviços como educação e saúde, por exemplo”, comemorou Antônio Carlos Sanches, diretor-presidente da Companhia.

VÍDEO | Lançamento do Juntos em Caruaru também teve destaque na afiliada SBT

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, enfatizou que a atuação do Programa Juntos não é pontual e sim estruturante, sendo necessária a participação do empresariado local para a perenidade das ações.

O Juntos é pensado a partir de um plano de estado e não de governo, de modo que, para que seja sustentável, é fundamental o fortalecimento da governança local, um time que reúne importantes lideranças do setor privado da região
Regina Esteves

Em Pernambuco, apenas Caruaru e Petrolina entraram neste seleto grupo. O Juntos também está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI), Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

Merenda escolar

Além do lançamento do Juntos, a prefeita Raquel Lyra; o secretário de Educação, Rubenildo Moura, e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Lúcio Omena, receberam a primeira-dama de Paraty (RJ), a chef Ana Bueno, acompanhada do prefeito Casé, que vieram apresentar o programa educativo “Escola Comer Bem”, que trata sobre a requalificação da merenda escolar na cidade, além de valorizar a cultura local. Estiveram presentes gestores de escolas municipais, professores e alunos do curso de Gastronomia, empresários da área e, ainda, equipe técnica das Secretarias de Saúde e Educação.

Foto: Prefeitura de Caruaru

 

Com informações da Prefeitura de Caruaru.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *