loading

Juntos em Caruaru | Equilíbrio fiscal da cidade foi destaque de reunião

Dentre os assuntos abordados, o equilíbrio das contas públicas em 2018 teve destaque.

Ontem (13), a cidade pernambucana de Caruaru recebeu mais uma reunião do Programa Juntos, com objetivo de demonstrar o estado das ações da parceria e os desafios para o próximo ano. Participaram da reunião a prefeita, Raquel Lyra, o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, representantes da Comunitas, secretários municipais, empresários de todo o estado e representantes de órgãos da sociedade civil.

Foto: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru

Na cidade, o Juntos trabalha, inicialmente, com a busca pelo equilíbrio das contas municipais. A ideia é auxiliar a conquista do equilíbrio fiscal por meio do balanceamento das contas públicas e do gerenciamento matricial de despesas e receitas, além do acompanhamento sistemático das metas fiscais, composto por um conjunto de ações interligadas para garantir maior eficiência e controle das finanças, proporcionando maior capacidade de investimento à prefeitura.

“Mais uma reunião do Programa Juntos, seis meses depois de muito trabalho e levantamento de dados. Estamos trabalhando para conseguir melhorar os gastos, buscando o equilíbrio entre o que se arrecada e o que se gasta para fortalecer nossas ações. E estamos trabalhando para conseguir outras parcerias que nos auxiliem na segurança, na educação e em outras áreas”, pontuou Raquel.

Dentre as ações para equilibrar as receitas, estão a integração de dados entre sistemas, foco especial na fiscalização e auditoria fiscal, criação de programas de incentivo e correção dos dados falhos e aumentos abusivos. Já entre as principais ações para conter as despesas, estão o redimensionamento do quadro de pessoal, investimento em sistemas de gestão e treinamento para servidores em técnicas e métodos de gestão.

Segundo Washington Bonfim, especialista em Gestão Pública da Comunitas, o equilíbrio das contas públicas é uma necessidade urgente da gestão pública.  “O Programa Juntos trabalha com gestores compromissados com uma administração mais eficiente e com uma receita equilibrada, como vemos em Caruaru. Raquel é uma prefeita jovem e busca uma gestão diferente, por isso apoiamos o município”, explicou.

Foto: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru

“O Juntos tem a convicção que o ajuste das contas públicas influencia na sustentabilidade das ações do governo, em mais investimentos e melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais”, completa Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *