Logo Comunitas

Juntos em Caruaru | Equilíbrio fiscal da cidade foi destaque de reunião

14/12/2017

Dentre os assuntos abordados, o equilíbrio das contas públicas em 2018 teve destaque.

Ontem (13), a cidade pernambucana de Caruaru recebeu mais uma reunião do Programa Juntos, com objetivo de demonstrar o estado das ações da parceria e os desafios para o próximo ano. Participaram da reunião a prefeita, Raquel Lyra, o vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, representantes da Comunitas, secretários municipais, empresários de todo o estado e representantes de órgãos da sociedade civil.

Foto: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru

Na cidade, o Juntos trabalha, inicialmente, com a busca pelo equilíbrio das contas municipais. A ideia é auxiliar a conquista do equilíbrio fiscal por meio do balanceamento das contas públicas e do gerenciamento matricial de despesas e receitas, além do acompanhamento sistemático das metas fiscais, composto por um conjunto de ações interligadas para garantir maior eficiência e controle das finanças, proporcionando maior capacidade de investimento à prefeitura.

“Mais uma reunião do Programa Juntos, seis meses depois de muito trabalho e levantamento de dados. Estamos trabalhando para conseguir melhorar os gastos, buscando o equilíbrio entre o que se arrecada e o que se gasta para fortalecer nossas ações. E estamos trabalhando para conseguir outras parcerias que nos auxiliem na segurança, na educação e em outras áreas”, pontuou Raquel.

Dentre as ações para equilibrar as receitas, estão a integração de dados entre sistemas, foco especial na fiscalização e auditoria fiscal, criação de programas de incentivo e correção dos dados falhos e aumentos abusivos. Já entre as principais ações para conter as despesas, estão o redimensionamento do quadro de pessoal, investimento em sistemas de gestão e treinamento para servidores em técnicas e métodos de gestão.

Segundo Washington Bonfim, especialista em Gestão Pública da Comunitas, o equilíbrio das contas públicas é uma necessidade urgente da gestão pública.  “O Programa Juntos trabalha com gestores compromissados com uma administração mais eficiente e com uma receita equilibrada, como vemos em Caruaru. Raquel é uma prefeita jovem e busca uma gestão diferente, por isso apoiamos o município”, explicou.

Foto: Jorge Farias/Prefeitura de Caruaru

“O Juntos tem a convicção que o ajuste das contas públicas influencia na sustentabilidade das ações do governo, em mais investimentos e melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais”, completa Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Últimas notícias:

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Comunitas organiza ação que busca instalar 345 novas UTIS no Estado de São Paulo

Ação é liderada pela empreendedora social Regina Esteves e já arrecadou R$ 10 milhões. Em caso...