Logo Comunitas

Juntos em Campinas: “O objetivo é reconduzir a cidade à sua importante posição no cenário nacional”, diz prefeito

17/02/2017

2222

Inovação. Essa foi a palavra mais destacada durante a Reunião de Governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, realizada ontem (16), em Campinas. Participaram do evento o prefeito Jonas Donizette, secretários municipais, empresários locais e representantes da Comunitas, organização que lidera o Juntos, além de José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo e um dos membros da Governança do programa.

O encontro iniciou com Jonas Donizette atualizando os participantes sobre os resultados de sua gestão – o prefeito foi reeleito com 65% dos votos, uniformemente distribuídos pelas regiões, algo inédito na cidade. Campinas também foi a primeira cidade a fazer parte do Programa Juntos, ainda em 2013, e, atualmente, está em diversas outras cidades do país como São Paulo, Santos, Itirapina, Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Pelotas, Paraty, Teresina e Juiz de Fora.

Artur Araújo, diretor de comunicação da prefeitura, destacou a importância do Juntos e da ousadia do prefeito em implementar o aplicativo Colab como canal de comunicação com o cidadão. Segundo ele, a taxa de resolutividade dos problemas indicados pela população, via plataforma, já chega a 80%. “Em 2017, Campinas deve inovar ainda mais na forma de participação dos cidadãos e a ideia é que as proposições feitas pelos cidadãos, por meio do aplicativo, possam ser discutidas via o “Orçamento Cidadão”.

Para Tarcício Cintra, secretário de finanças da cidade, a busca pelo equilíbrio fiscal, realizada em Campinas, com o apoio do programa, foi fundamental para que o município se estabilizasse em meio à crise financeira que assola o país.

O atual secretário de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Silvio Bernardin, lembrou dos desafios que permeiam a gestão pública. “Esses problemas podem ser solucionados com a replicabilidade de ações e customização de processos que já foram desenvolvidos aqui”.

Dentre esses grandes resultados alcançados em Campinas está o Licenciamento Urbano, uma das frentes que mais tem gerado interesse nos gestores das cidades que fazem parte do Programa Juntos. A atuação da prefeitura reduziu a mediana do tempo de aprovação de novos empreendimentos imobiliários de 107 para 35 dias, além da criação de uma lei que permite a aprovação de novos empreendimentos de até 1000m2 no mesmo dia, com a responsabilização do solicitante.

 

Futuro

Para o prefeito, a inovação será o grande foco da sua nova gestão. “Uma inovação que não resida somente na tecnologia, mas permeie toda gestão, e para além, inclusive na relação com as pessoas. Usando direcionadores estratégicos, com uma matriz eficiente. O que eu quero é todos nós empoderados, para passarmos essa mensagem da inovação, que era uma marca que Campinas já teve e foi perdendo”, diz Jonas Donizette.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, destaca que é necessário focar em novas atuações nas áreas de licenciamento urbano e saúde, além da possibilidade de um planejamento estratégico de longo prazo para o município, tendo como meta uma cidade mais sustentável e inovadora, salientando o desenvolvimento da economia criativa na cidade.

Uma das lideranças do Juntos, José Roberto Marinho ressaltou que, para impactar e fortalecer o desenvolvimento de Campinas, é necessário que a gestão pública municipal seja modernizada, atraindo o empresariado local para participar dessa atuação.

“Às vezes é difícil o empresariado chegar até o poder público, e o inverso também, mas é possível essa sinergia saudável que resulte em aprendizado, como estamos fazendo em Campinas”, finalizou o prefeito Jonas Donizette.

Encontro de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais-, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Clique aqui e conheça as ações apoiadas pelo Programa Juntos na cidade de Campinas.

 

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...