Logo Comunitas

Jovens são os protagonistas da transformação brasileira

09/08/2019

51 milhões de brasileiros são jovens. Ou seja, ¼ da população do país está vivendo entre seus 15 e 29 anos, segundo pesquisa do IBGE, em 2014. Para eles, o maior problema no país – disparado – é a violência e a falta de segurança, seguido por desemprego. Ainda segundo a pesquisa, os jovens brasileiros anseiam discutir temas como desigualdade social, pobreza, drogas, violência, além de política, cidadania e educação.

Permeando sonhos e grandes desafios na sociedade, a Comunitas acredita que a juventude está motivada para mudar o país, sendo protagonista na construção da sua própria história.

Com 75% dos jovens aptos para votar, segundo estimativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juventude brasileira quer mais participação na construção política e nas decisões do poder público. Para eles, e toda população da cidade, a Prefeitura de Teresina (PI) lançou o desafio: “Como a juventude pode contribuir para reduzir o consumo de drogas e construir uma cultura de paz?”, com apoio do Programa Juntos.

A ideia teve foco inicial ações de enfrentamento à violência juvenil, convidando a população para apresentar propostas ao poder público. O objetivo era reduzir o índice que revela que 65% das vítimas de homicídio da cidade são jovens, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, em 2013.

Como resultado, o desafio lançado recebeu cerca de 30 mil acessos, 173 propostas e mais de 5 mil votos por meio da plataforma Teresina e-você. As 10 soluções mais votadas receberam R$ 5 mil cada, para seu desenvolvimento, e os jovens que propuseram as ações ganharam mil reais, como incentivo.

Inclusive, o novo campeão brasileiro de atletismo Sub-18, Artêmio do Nascimento, treina em projeto social selecionado pela  plataforma e-você.

Lembra-se dos 51 milhões de jovens brasileiros do início do texto? Mais de 4 milhões deles, entre 18 e 24 anos, estão fora do mercado de trabalho, segundo dados do IBGE, em 2017. Lá em Paraty (RJ), a prefeitura busca enfrentar esse desafio unindo necessidades: com a carência de operários para trabalhar em obras da cidade e, também, no porto, havia a chance de formar profissionalmente jovens para suprir essa lacuna, gerando emprego e renda.

Então, a prefeitura, com apoio do Juntos, em parceria técnica do Galpão Aplauso, ofereceu gratuitamente os cursos de auxiliar de infraestrutura e auxiliar de serviços náuticos. No total, desde 2015, 112 jovens já passaram pela formação. E uma nova turma de auxiliar de serviços náuticos está em andamento.

Lembra-se que a Comunitas aposta na juventude como peças-chaves na mudança do Brasil? Eles foram atores principais na reformulação do Espaço Experimental de Cultura | Cinema da Praça. Com apoio do Programa Juntos, a Prefeitura de Paraty reuniu cerca de 60 jovens em oficinas de cocriação, que resultaram na transformação do local em um espaço de valorização da população e da cultura paratiense, promovendo o desenvolvimento de atividades artísticas na cidade.

Dar voz aos jovens é um desafio contínuo da parceria do Juntos com Paraty. Após uma roda de escuta, foi constatado que para os jovens a prevenção à violência em Paraty passa, necessariamente, pela criação de canais de diálogo entre eles e o poder público.

Foi a vez do Juntos apoiar a criação da Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Paraty, 2017. Desde fevereiro, já foram realizadas três rodas de escuta com os jovens e um primeiro encontro de formação. A meta é constituir, até o final do ano, o Conselho Municipal de Juventude, para construir e potencializar as demandas da juventude paratienses.

Hoje em dia, o jovem está cada vez mais consciente do seu papel na transformação brasileira. E a intenção da Comunitas é apoiá-lo para que, cada dia mais, esteja disposto a fazer a diferença, quebrando limites físicos e sociais e impactando a realidade do espaço em sua volta.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...