loading

Hub Inova Juntos promove troca de experiência sobre segurança pública entre Pelotas e Caruaru

Criado pela Comunitas, o Hub promove encontros, trocas, imersões, vivências, trilhas de inovação, cursos nacionais e internacionais, além da produção de diferentes conteúdos.

O Inova Juntos – hub de inovação em gestão pública criado e liderado pela Comunitas, levou a Prefeitura de Caruaru (PE) para uma vivência na Prefeitura de Pelotas (RS), em busca de caminhos para a redução da violência na cidade, sobretudo, referentes aos crimes contra a vida, e à integração entre órgãos ligados à segurança. A ação contou com a apresentação do Pacto Pelotas pela Paz, sua metodologia e resultados.

Fotos: Michel Corvello

“Com o Inova Juntos, a Comunitas pretende fazer da inovação um atributo cada vez mais presente nas gestões públicas do País, acreditando que, dessa forma, poderemos construir soluções mais eficientes e eficazes para os serviços públicos, com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos”, explica o diretor do Programa Juntos, Washington Bonfim.

Leia também: Segurança é assunto de prefeitos | por Paula Mascarenhas

Durante dois dias (03 e 04), representantes da administração pernambucana puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas no Pacto Pelotas pela Paz – iniciativa criada pela prefeitura com parceria do Programa Juntos e apoio da Open Society Foundations, que reúne um conjunto de estratégias para redução da criminalidade a partir de projetos com a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade.

Leia também: A violência tem jeito. Mas é preciso atuar em conjunto | por Regina Esteves

Em Pelotas, o Pacto tem gerado resultados significativos para a segurança, como, por exemplo, o menor acumulado de crimes violentos letais intencionais, registrado no final de 2019, e o menor número de roubo a pedestre em Pelotas, em novembro do mesmo ano. Além disso, projetos de prevenção à violência, que incluem o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez precoce, metodologias que fortalecem os vínculos familiares, oportunidades de trabalho para jovens em vulnerabilidade, ações que reduzem a evasão escolar e a ressocialização de apenados também podem servir de modelo para os caruaruenses.

Uma das agendas cumprida pela Prefeitura de Caruaru foi a participação na reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) – que reúne as coordenadorias de cada projeto de prevenção para relatar o andamento das ações e vislumbrar as próximas atividades.

Fotos: Michel Corvello

Leia também: Taxa de diminuição de homicídios em Pelotas é maior que a média nacional

“Os projetos mostram que vão a fundo nas questões e não tentam solucioná-las com políticas públicas paliativas. Isso é muito importante para todo o Brasil”, afirmou Jonas Chaves, analista da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e um dos responsáveis pelo projeto em Caruaru. Segundo ele, o objetivo da experiência proporcionada pelo Inova Juntos é aplicar os aprendizados em território pelotense de acordo com a realidade da sua cidade, que tem porte semelhante a Pelotas – entre 300 e 400 mil habitantes. Para o analista, é bastante relevante o fato do Pacto pela Paz buscar resolver a raiz do problema e não só as suas consequências mais aparentes.

Leia também: “Se as regras do uso da tecnologia não forem claras, podem gerar problemas à polícia”

Caruaru também conta com apoio do Juntos na segurança

Criado em 2017 pela Prefeitura de Caruaru, o Plano Municipal de Segurança Pública – denominado Juntos pela Segurança, passou a contar com apoio do Programa Juntos em 2019.

Leia também: Programa Juntos e Prefeitura de Caruaru lançam projeto voltado para redução da violência

O objetivo é melhorar a eficácia das ações do município na redução de homicídios, por meio de um diagnóstico detalhado de como os serviços municipais podem intervir na vida da vítima, além de aperfeiçoar o uso de dados e tecnologia para a construção de políticas de prevenção à violência, com ênfase principalmente em cidadãos vulneráveis. O trabalho terá ações de curto, médio e longo prazo, e para liderar o desenvolvimento junto à prefeitura, a Comunitas contratou a consultoria do Instituto Cidade Segura e da consultora Melina Risso.

 

 

A Comunitas e o Inova Juntos

A Comunitas é uma think do tank brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e ampliação dos investimentos sociais corporativos com a articulação de lideranças privadas a favor do desenvolvimento social, de forma inovadora e sustentável.

Entre as frentes, está o Programa Juntos, uma coalização de líderes empresariais que tem o objetivo de promover melhorias na gestão pública e, assim, na vida da população. O Juntos atua com propósitos de longo prazo e numa perspectiva de projeto de Estado.

Com a experiência obtida pelo Programa Juntos, a Comunitas criou o Inova Juntos, hub de inovação em gestão pública. O objetivo da iniciativa é, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias, criar um ecossistema de inovação para resolver questões reais das cidades e estados brasileiros, por meio do apoio na construção e implementação de políticas públicas transformadoras.

 Leia mais: Inova Juntos apoia Governo do RS na modernização do atendimento ao cidadão 

O espaço, sediado na Comunitas, fomentará a experimentação, renovação e cocriação, com bases nos conceitos de inovação aberta. Além disso, no local serão explorados aprendizados, insights e estratégias consideradas vantagens comparativas da Comunitas, adquiridas ao longo dos últimos anos.

 

 

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *