Logo Comunitas

Hub Inova Juntos promove troca de experiência sobre segurança pública entre Pelotas e Caruaru

04/03/2020

Criado pela Comunitas, o Hub promove encontros, trocas, imersões, vivências, trilhas de inovação, cursos nacionais e internacionais, além da produção de diferentes conteúdos.

O Inova Juntos – hub de inovação em gestão pública criado e liderado pela Comunitas, levou a Prefeitura de Caruaru (PE) para uma vivência na Prefeitura de Pelotas (RS), em busca de caminhos para a redução da violência na cidade, sobretudo, referentes aos crimes contra a vida, e à integração entre órgãos ligados à segurança. A ação contou com a apresentação do Pacto Pelotas pela Paz, sua metodologia e resultados.

Fotos: Michel Corvello

“Com o Inova Juntos, a Comunitas pretende fazer da inovação um atributo cada vez mais presente nas gestões públicas do País, acreditando que, dessa forma, poderemos construir soluções mais eficientes e eficazes para os serviços públicos, com foco no atendimento das necessidades dos cidadãos”, explica o diretor do Programa Juntos, Washington Bonfim.

Leia também: Segurança é assunto de prefeitos | por Paula Mascarenhas

Durante dois dias (03 e 04), representantes da administração pernambucana puderam conhecer de perto as ações desenvolvidas no Pacto Pelotas pela Paz – iniciativa criada pela prefeitura com parceria do Programa Juntos e apoio da Open Society Foundations, que reúne um conjunto de estratégias para redução da criminalidade a partir de projetos com a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade.

Leia também: A violência tem jeito. Mas é preciso atuar em conjunto | por Regina Esteves

Em Pelotas, o Pacto tem gerado resultados significativos para a segurança, como, por exemplo, o menor acumulado de crimes violentos letais intencionais, registrado no final de 2019, e o menor número de roubo a pedestre em Pelotas, em novembro do mesmo ano. Além disso, projetos de prevenção à violência, que incluem o cuidado com a primeira infância, a prevenção da gravidez precoce, metodologias que fortalecem os vínculos familiares, oportunidades de trabalho para jovens em vulnerabilidade, ações que reduzem a evasão escolar e a ressocialização de apenados também podem servir de modelo para os caruaruenses.

Uma das agendas cumprida pela Prefeitura de Caruaru foi a participação na reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) – que reúne as coordenadorias de cada projeto de prevenção para relatar o andamento das ações e vislumbrar as próximas atividades.

Fotos: Michel Corvello

Leia também: Taxa de diminuição de homicídios em Pelotas é maior que a média nacional

“Os projetos mostram que vão a fundo nas questões e não tentam solucioná-las com políticas públicas paliativas. Isso é muito importante para todo o Brasil”, afirmou Jonas Chaves, analista da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e um dos responsáveis pelo projeto em Caruaru. Segundo ele, o objetivo da experiência proporcionada pelo Inova Juntos é aplicar os aprendizados em território pelotense de acordo com a realidade da sua cidade, que tem porte semelhante a Pelotas – entre 300 e 400 mil habitantes. Para o analista, é bastante relevante o fato do Pacto pela Paz buscar resolver a raiz do problema e não só as suas consequências mais aparentes.

Leia também: “Se as regras do uso da tecnologia não forem claras, podem gerar problemas à polícia”

Caruaru também conta com apoio do Juntos na segurança

Criado em 2017 pela Prefeitura de Caruaru, o Plano Municipal de Segurança Pública – denominado Juntos pela Segurança, passou a contar com apoio do Programa Juntos em 2019.

Leia também: Programa Juntos e Prefeitura de Caruaru lançam projeto voltado para redução da violência

O objetivo é melhorar a eficácia das ações do município na redução de homicídios, por meio de um diagnóstico detalhado de como os serviços municipais podem intervir na vida da vítima, além de aperfeiçoar o uso de dados e tecnologia para a construção de políticas de prevenção à violência, com ênfase principalmente em cidadãos vulneráveis. O trabalho terá ações de curto, médio e longo prazo, e para liderar o desenvolvimento junto à prefeitura, a Comunitas contratou a consultoria do Instituto Cidade Segura e da consultora Melina Risso.

 

 

A Comunitas e o Inova Juntos

A Comunitas é uma think do tank brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento e ampliação dos investimentos sociais corporativos com a articulação de lideranças privadas a favor do desenvolvimento social, de forma inovadora e sustentável.

Entre as frentes, está o Programa Juntos, uma coalização de líderes empresariais que tem o objetivo de promover melhorias na gestão pública e, assim, na vida da população. O Juntos atua com propósitos de longo prazo e numa perspectiva de projeto de Estado.

Com a experiência obtida pelo Programa Juntos, a Comunitas criou o Inova Juntos, hub de inovação em gestão pública. O objetivo da iniciativa é, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias, criar um ecossistema de inovação para resolver questões reais das cidades e estados brasileiros, por meio do apoio na construção e implementação de políticas públicas transformadoras.

 Leia mais: Inova Juntos apoia Governo do RS na modernização do atendimento ao cidadão 

O espaço, sediado na Comunitas, fomentará a experimentação, renovação e cocriação, com bases nos conceitos de inovação aberta. Além disso, no local serão explorados aprendizados, insights e estratégias consideradas vantagens comparativas da Comunitas, adquiridas ao longo dos últimos anos.

 

 

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

 

 

Últimas notícias:

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Liderada pela Comunitas, Jornada para Futuros Prefeitos chega na reta final | Saiba como está sendo

Após um mês de aprendizagem, a Jornada para Futuros Prefeitos está chegando ao fim. Lançada em...