loading

Há 18 anos a Comunitas promove iniciativas para o desenvolvimento do país

Neste dia 19, a Comunitas completa 18 anos desde sua criação. Dizem que atingir a maioridade é um marco, e a organização está preparada para continuar apoiando o desenvolvimento do Brasil.

 

 

Por meio do Programa Juntos, foram mais de 100 iniciativas estruturantes que impactaram, diretamente, quase 20 prefeituras. São cidades como São Paulo, Salvador, Curitiba e Niterói, que acreditam e firmam parceria com a Comunitas, em busca do aprimoramento da máquina pública municipal e, consequentemente, o oferecimento de serviços públicos eficientes, visando quem mais importa: o cidadão.

E no último ano a Comunitas foi além, ao fechar parceria com o Governo do Estado do Pará. Foram definidas mais de 120 ações de monitoramento e 180 de resolução especialmente voltadas para apoiar os municípios paraenses na gestão das contas públicas.

Como resultado, de novembro do ano passado a janeiro deste ano, prazo de desenvolvimento das oficinas, foram reduzidas 32,88% das pendências dos municípios no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias).

Leia mais: Em nova publicação, Comunitas explica detalhes do projeto de gestão fiscal realizado com o Governo do Pará

Tudo isso incentivado por 14 grandes lideranças empresariais brasileiras, que assumiram um papel em prol do desenvolvimento social e econômico do país. Além de importantes empresários de diversas cidades, que, localmente, são fundamentais para a construção e sustentabilidade das iniciativas.

Mas sabe como tudo isso começou?

Em 2007, a pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) fortaleceu, ainda mais, as atividades desenvolvidas pela Comunitas.

Atualmente na 10ª edição, o BISC traça parâmetros e comparações sobre o perfil do investimento social privado de quase 50 conglomerados, totalizando mais de 400 empresas, acompanhando a evolução dos compromissos sociais das empresas participantes, que acreditam na sua parcela de responsabilidade na proteção do meio ambiente e geração de solidariedade social.

Leia mais: Confira a última versão do BISC, a maior pesquisa sobre investimento social corporativo do Brasil

Mas queremos inspirar…

E por esse motivo, a Comunitas já produziu e compartilhou 13 publicações que detalham as ações e os resultados obtidos com as ações realizadas nas cidades integrantes do Programa Juntos, acreditando que boas experiências merecem servir de inspiração.

…Ainda mais

Com a expansão do Programa Juntos, percebeu-se que para ampliar o programa em escala nacional, disseminar o conhecimento gerado a partir das nossas frentes de trabalho e fortalecer a rede de troca e aprendizado, precisaríamos ter a tecnologia como aliada.

Foi como surgiu a plataforma digital Rede Juntos. Desde o lançamento, em março, o espaço estabeleceu-se como um local de troca e aprendizado, de forma aberta e acessível, onde o usuário tem disponível conteúdos exclusivos em gestão pública.

Leia mais: Rede Juntos, espaço de troca de conhecimento em gestão pública

E empoderar novos líderes

A Comunitas acredita que os gestores públicos são peças-chave para o desenvolvimento e sustentabilidade das ações. Por esse motivo, investe na formação de novas lideranças públicas, que tenham conhecimento do seu papel de impacto na vida da população. Até agora, foram mais de 50 bolsas de estudo distribuídas em organizações como o Centro de Lideranças Públicas (CLP) e a Universidade de Columbia – uma das mais renomadas do mundo.

O último projeto foi, inclusive, realizado em Columbia. O ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’ levou diversos prefeitos brasileiros para trocar experiências e entender melhor sobre gestão pública com importantes professores e palestrantes norte-americanos.

Leia mais: Fortalecimento de lideranças públicas é foco de curso realizado pela Comunitas na Universidade de Columbia

 

A toda a nossa rede, nosso muito obrigada!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *