Logo Comunitas

Gestores de Juiz de Fora ampliam seus conhecimentos

01/05/2015

Fazer a diferença e ajudar a transformar o Brasil em um país melhor. Assim a secretária de Planejamento e Gestão de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, define uma das frentes de atuação do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável: o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), programa de pós-graduação com módulo internacional.

A proposta da frente é promover a formação, capacitação e conhecimento técnico, e apresentar práticas inovadoras que conduzam ao aprimoramento da gestão pública e ao desenvolvimento dos municípios brasileiros. O programa de pós-graduação foi criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – parceiro técnico da Comunitas – em parceria com uma das escolas de governo mais renomadas do mundo, a Harvard Kennedy School.

“Aprendemos novos conceitos, novos métodos e olhares sobre ações muitas vezes cotidianas. É uma mudança de paradigma que nos permite gerir com mais técnica e liderança e realmente fazer a diferença nos municípios onde atuamos, para que tenhamos um país muito melhor, com desenvolvimento e todas as políticas sociais atendidas”, afirma a secretária, aluna da primeira turma do Master em Liderança e Gestão Pública (MLG).

Além de Elizabeth, outros dois secretários municipais de Juiz de Fora – Michael Guedes (Comunicação) e Fúlvio Albertoni (Fazenda) – contam com a bolsa concedida pela Comunitas para cursarem o MLG. Outros gestores da rede também foram contemplados, como Fábio Henrique Ferreira Nery e Washington Luís de Sousa Bonfim, de Teresina (PI); Silvio Roberto Bernardinm Campinas, (SP) e Alice Maria Souza Szezepanski de Pelotas (RS).

Mudança de paradigma

No mês de fevereiro, os alunos participaram do módulo “Leadership and Management for Brazil’s Public Sector Leaders”, realizado na Harvard Kennedy School, uma das principais escolas de governo do mundo. Para o secretário Michael Guedes, a experiência em Harvard foi transformadora.

“Muitas vezes ficamos focados no problema, quando deveríamos participar mais, entender o diagnóstico e o processo, porque é desse diagnóstico que pode surgir a solução para o problema. É uma mudança de paradigma”, afirmou o secretário.

Além de aulas mensais, o programa oferece palestras com lideranças nacionais e internacionais, como o ex-ministro Pedro Parente, o professor da Universidade de Harvard Steve Kelman  e o líder espiritual Sri Prem Baba.

Programa Juntos

O Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) é uma das frentes de atuação Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão pública liderado pela Comunitas e presente em 12 municípios brasileiros. O programa Juntos estimula o envolvimento de lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Foto: CLP

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...