Os coordenadores e gestores das escolas municipais de Paraty (RJ) participaram na última quinta-feira (14), de um novo encontro de avaliação da frente de gestão para os resultados educacionais.

Com apoio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável e a consultoria técnica do Parceiros da Educação São Paulo, a rede municipal de ensino de Paraty adotou, pela primeira vez na história, um sistema de indicadores para avaliar a desempenho das escolas.

Os 13 indicadores foram construídos em conjunto com os coordenadores das escolas e ajudam a avaliar a evolução dos alunos e identificar pontos de atenção que precisam ser trabalhados em cada unidade escolar. Desde o início do ano, foram realizados quatro workshops para definir e ajustar os indicadores.

No encontro, os 25 coordenadores presentes avaliaram positivamente a adoção da nova ferramenta de gestão.

Eles também sugeriram ajustes no quadro de indicadores para 2018, apontando, por exemplo, a necessidade de criação de um item específico para acompanhar a assiduidade dos professores nas salas de aula.

Presente na abertura do encontro, a secretária de Educação de Paraty, Eliane Tomé, afirmou que a pasta vai dar suporte para que todos os coordenadores recebam um treinamento para otimizar a utilização da plataforma virtual que abriga os indicadores.

A coordenadora de ensino infantil de Paraty, Nina Silva, disse que os coordenadores vão promover agora encontros com os professores das unidades escolares e trabalhar os pontos de atenção de cada escola.

Segundo ela, o desafio agora é criar a rotina de atualização dos dados e das medidas que estão sendo adotadas por cada escola para superar suas dificuldades.

Entre os 13 indicadores definidos para as escolas de Paraty, estão a taxa de alunos com rendimento bimestral adequado, taxa de alunos frequentes, taxa de frequência dos professores titulares da turma, taxa de frequência no reforço escolar e taxa de alunos com representação nas reuniões de pais.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *