loading

Folia Gastronômica de Paraty destaca merenda e reciclagem de lixo

Cerca de 300 pessoas acompanharam na manhã desta sexta-feira (11), a abertura da 8ª Folia Gastronômica de Paraty, evento que conta com o apoio da Comunitas e o Programa Juntos.

O evento foi voltado para os estudantes da rede municipal de ensino, que este ano participaram de duas iniciativas sociais do Polo Gastronômico de Paraty em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no programa de reciclagem de lixo da costeira e a elaboração do Jornal de Comer.

A folia também destacou o projeto de requalificação da merenda escolar de Paraty, que mobiliza 36 padrinhos ligados ao Polo Gastronômico de Paraty em um trabalho voluntário de apoio e supervisão das merendeiras da rede municipal.

A abertura contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Paraty, formada por alunos da rede municipal. Em seguida, estudantes da região costeira participaram da degustação de uma “panelada” especial preparada pela coordenadora da Folia Gastronômica e do projeto social da folia, Ana Bueno, que ressaltou o empenho dos padrinhos no sucesso do projeto. Ela também agradeceu a Secretaria de Educação pela abertura dada ao desenvolvimento do projeto e fez um agradecimento especial aos parceiros da Folia e a Comunitas. “Graças a esse trabalho, conseguimos oferecer uma merenda mais saborosa e nutritiva aos alunos da rede”, disse.

O prefeito Casé disse que a Folia Gastronômica deste ano prova, mais uma vez, que é possível promover o turismo com integração social. Segundo ele, a ação de requalificação da merenda foi um dos projetos mais bem sucedidos da atual gestão em parceria com a iniciativa privada e as secretarias. “Famílias que vivem da agricultura familiar voltaram a ter uma expectativa de renda e Paraty conseguiu viabilizar uma das melhores merendas do Estado, ajudando no desempenho dos alunos.”

Casé destacou também o foco na sustentabilidade, uma das preocupações sociais da Folia Gastronômica deste ano. “A poluição é um dos maiores problemas do mundo e o lixo está neste contexto. A reciclagem de produtos coletados na costeira é um aprendizado para todos, pais e alunos.”

Com o material reciclável recolhido na região costeira de Paray, os organizadores da Folia montaram três “palmeiras” em frente à Igreja de Santa Rita, um dos símbolos da cidade.
Durante a abertura da Folia, os alunos da rede municipal e convidados receberam também a nova edição do Jornal de Comer, com textos abordando o palmito (tema da Folia deste ano), as florestas e as tradições alimentares de Paraty.

Os comentários estão desativados.