loading

Escolas de Paraty ganham indicadores de gestão

Gestores das escolas municipais de Paraty se reuniram nesta quinta-feira, 29 de junho, para discutir a aplicação das ferramentas de gestão que serão utilizadas para melhorar o desempenho da rede municipal de ensino no Ideb.

O workshop de gestão escolar foi coordenado pela equipe do Parceiros da Educação SP, parceiro técnico do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável em Paraty.

Durante o encontro, a equipe do Parceiros avaliou com os gestores os desafios e sugestões de ação para que cada escola atinja sua meta no Ideb em este ano. Depois disso, os gestores foram apresentados aos 13 indicadores de avaliação de desempenho que foram construídos pela consultoria técnica em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Entre estes indicadores estão a taxa de alunos com rendimento bimestral adequado, taxa de alunos frequentes, taxa de frequência dos professores titulares de turma e taxa de frequência dos professores na formação e na aplicação do Programa Compasso.

Com base nos indicadores, o Parceiros elaborou um plataforma digital de gestão, que foi compartilhada ontem com todos os gestores das escolas. A meta é que esta plataforma seja atualizada periodicamente com o acompanhamento da equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

O coordenador do Parceiros da Educação SP, Marcus Costa, explicou aos gestores como utilizar a plataforma de gestão e as oportunidades criadas pela ferramenta para que cada escola identifique situações de alerta e defina medidas de correção de rota.

Ele citou, por exemplo, que as escolas podem premiar as turmas mais assíduas com atividades culturais, incentivando a frequência escolar entre os demais alunos.

A coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Luiza Helena, pediu o empenho de todos os gestores para manter a plataforma atualizada e compartilhar as informações com os professores. Ela disse que a ferramenta de gestão é uma oportunidade única de a educação em Paraty criar parâmetros de avaliação próprios, que vão ajudar o município a avançar no Ideb e reduzir as diferenças de desempenho entre as escolas da rede. Para todo os anos iniciais, em todo o município, foi fixada a meta 6.0 no Ideb.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *