loading

Escola das Mães ganha um dos maiores prêmios de design do mundo

O projeto foi o único representante brasileiro finalista na premiação.

Desenvolvida pela Prefeitura de Santos (SP), com apoio do Programa Juntos em parceria com a Agência Tellus, a Escola da Mães foi a grande vencedora do internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo.

A iniciativa venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes. Como prêmio, a Escola de Mães recebe um Microsoft Surface – produto híbrido de computador e tablet.

A honraria mostra um importante reconhecimento para o projeto que auxiliou Santos a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil de 13,69, em 2014, para 7,9 por mil nascimentos (dados até abril de 2017) – o menor índice da história da cidade.

“Consideramos muito gratificante o recebimento de uma premiação dessa magnitude, pois nos mostra a importância das ações realizada pela Comunitas, unindo o setor público, privado e sociedade, no oferecimento de serviços públicos de qualidade para a população brasileira. Esperamos e trabalhamos para que ações como a Escola das Mães sirvam de referência e sejam aplicadas em outras cidades, impactando o maior número de cidadãos possível”, comenta Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Auxílio personalizado na preparação para a maternidade

Cocriado entre os servidores e a população, o espaço proporciona atividades gratuitas para acolhimento e auxilia às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

A Escola das Mães foi criada como braço do projeto Gestante em Foco, conjunto de atividades educativas que complementam as consultas médicas e preparam as mulheres e sua rede de apoio para terem uma nova visão sobre questões relacionadas à maternidade, sexualidade, trabalho, educação, lazer e direitos da mulher. Além disso, durante o ano todo foram disponibilizados 1.418 kits – contendo enxoval e produtos de higiene pessoal, com o objetivo de aumentar a adesão das gestantes ao pré-natal.

Até 2016, a Escola formou 237 grupos, somando quase 2 mil participantes. Além de auxiliar o município a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil para o menor índice da história, os dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que houve um aumento de 48% da participação dos pais nos exames de pré-natal.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *