loading

Em Salvador, prefeitura lança programa para impulsionar economia, emprego e renda da cidade

Programa contemplará diversas áreas econômicas da cidade. Programa Juntos apoiará no desenvolvimento de quatro eixos.

Segundo pesquisa realizada pela IMD, escola de negócio suíça, o Brasil ocupada o quinto lugar no ranking dos piores serviços governamentais prestados à população, tendo um nível de burocracia elevado, que interfere diretamente na qualidade dos seus serviços públicos.

Para ir na contramão dessa situação, a Prefeitura de Salvador (BA) lançou, no último dia 30, o programa Salvador 360 – projeto que pretende lançar olhar e estimular o desenvolvimento econômico, de emprego e renda, em diversos setores da cidade.

O programa conta com cerca de 360 metas, divididas em 8 eixos: Inclusão Econômica, Negócios, Cidade Sustentável, Investe, Cidade Criativa, Centro Histórico, Cidade Inteligente, e o Simplifica. Por enquanto, somente esta última, focada na desburocratização e na instalação de empreendimentos e serviços na capital, foi lançada com detalhes. No total, serão 70 ações anti-burocracia, com objetivo de reestruturar o licenciamento e abertura de empresas, fomentando o empreendedorismo na cidade.

Projeto semelhante ao Simplifica foi desenvolvido na cidade de Campinas (SP), com apoio do Juntos , por meio da frente de Licenciamento Urbano, que visou o aprimoramento do processo de licenciamento de novos empreendimentos na cidade, tornando-os mais ágeis, transparentes e modernos, sem perder a qualidade de análise dos projetos. Como resultado, houve a criação da Aprovação Responsável Imediata (ARI), lei que reduz sensivelmente o tempo de emissão de alvarás de construção para projetos de edificações unifamiliares e de comércio de pequeno porte.

Clique aqui e confira todas as ações anti-burocracia

Juntos em Salvador

VÍDEO: ACM Neto, prefeito de Salvador, fala sobre a participação da cidade no Juntos

Em 2017, Salvador passou a fazer parte do Juntos, paralelamente à mais duas grandes cidades brasileiras, São Paulo (RJ) e Porto Alegre (RS). Para a primeira capital do país, o prefeito ACM Neto busca melhor eficiência e efetividade na continuação da sua gestão em Salvador, detalhando as áreas que serão prioritárias para a parceria com o Juntos na cidade.

VÍDEO: “Para nós é um prazer integrar a rede Juntos”, diz Guilherme Bellintani, secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador

Dentre os eixos integrantes do Salvador 360, o Programa Juntos apoiará o desenvolvimento de diversas ações: No primeiro eixo, Simplifica, buscando justamente a simplificação dos procedimentos licenciatórios municipais; no quarto eixo, Centro Histórico, visando o fomento econômico da região do Centro da cidade; para o sétimo eixo, Cidade Sustentável, o Juntos apoiará na implantação de negócios e equipamentos sustentáveis; já no oitavo e último eixo, Inclusão Econômica, o apoio será no desenvolvimento de ações que promovam a regularização fundiária na cidade, resultando no fortalecimento da economia informal e na geração de emprego e renda.

 

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Paraty, Campinas, Juiz de Fora, Teresina, Santos, Itirapina, Curitiba e Pelotas. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Os comentários estão desativados.