Logo Comunitas

Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Francisco Morato finalizam participação na Jornada para Prefeitos

30/04/2021

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo dos últimos meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Leia também: Comunitas realiza encontros de encerramento da jornada de apoio aos novos prefeitos brasileiros

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

Leia também: Com participação de prefeitos e equipes, Comunitas inicia Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Leia também: “Lidar com problemas públicos complexos requer arranjos efetivos”

Francisco Morato

Localizado na Região Metropolitana de São Paulo e com quase 180 mil habitantes, Francisco Morato participou da segunda reunião de encerramento da Jornada para Prefeitos. Para o desenvolvimento do Plano de Metas, documento que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, a gestão do município priorizou temas como receita tributária, reforma administrativa, saúde, educação, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Para implementar as ações, durante o desenvolvimento da jornada, por meio do apoio das mentorias técnicas, foi construído um quadro de metas, com definição de prazos e área responsável. Entre as metas, está o estabelecimento de um parque industrial de logística, revisão dos processos de compras e contratações, a criação de um escritório de projetos e captação de recursos, e a avaliação da coleta seletiva como ação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de geração de receita.

Ainda durante a jornada, a prefeitura obteve impactos significativos na administração, com a instituição do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Sócio Econômico e a organização Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – unidades que buscarão medidas para o avanço do município.

Assista: mentoria de prefeito a prefeito

“A mentoria veio em um momento importante, como se fosse uma acolhida e um abraço. Veio na segunda onda da pandemia, quando toda atenção é voltada para as áreas sociais e saúde. O grande desafio está por vir, que é a pós-pandemia, o cenário nacional, e as possibilidades de financiamento público. Nosso governo tem boa vontade e espírito público, pois queremos acertar, traçar um plano com a população que atenda todas as suas expectativas. Nas lacunas, a mentoria chega e nos apoia na definição das melhores estratégias”, declarou a prefeita Renata Sene.

Últimas notícias:

Ananindeua, cidade do Pará, busca engajamento cidadão através de aplicativo de consulta popular

Engajar a população para saber quais demandas atender é um desafio e tanto para as esferas...

Rio Grande do Sul recebe mais de 1000 sugestões de projetos na Consulta Popular

Com aporte de R$30 milhões, a Consulta deste ano foi realizada de forma 100%...

Comunitas publica primeiro estudo sobre a contratualização do Brasil

O livro Mapa da Contratualização dos Serviços Públicos do Brasil foi escrito em parceria com a...

Jornada para Gestores da Comunitas é transformado em livro

A publicação narra como a Comunitas apoiou líderes públicos a planejarem sua gestão durante e...

Aluna da Escola de Atletismo em Paraty (RJ) participa de Campeonato Brasileiro de Sub-16 em Curitiba

A iniciativa é uma parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Paraty que visa o combate à...