Logo Comunitas

Em Pelotas, secretários e prefeita firmam contrato de eficiência na gestão

26/04/2017

Secretários e diretores assinaram termo de compromisso de eficiência na gestão, com a prefeita Paula Mascarenhas. Instrumento de acompanhamento de projetos foi aprimorado com apoio do Juntos.

Buscando a eficiência da gestão pública municipal e a garantia da execução e sustentabilidade dos seus projetos, a Prefeitura de Pelotas (RS) contratualizou metas e objetivos definidos para cada secretaria e órgão municipal.

Os contratos de gestão foram assinados com os membros do primeiro escalão do Governo, peças-chave para sustentabilidade do trabalho, atestando a disposição dos gestores de alcançar os princípios da eficiência e da eficácia, resultando em ações municipais com impactos sociais no presente, visando também o futuro.

Os projetos são gerenciados por meio do Programa de Gestão Estratégica (Proges), ferramenta de uso contínuo que possibilita o acompanhamento e o monitoramento de todos os projetos que envolvem investimentos do Poder Executivo pela administração direta e indireta. Atualmente, a ferramenta conta com 119 projetos em andamento, correspondentes a 16 secretarias. E, segundo a prefeitura, mesmo os setores que não tem projetos em andamento no Proges, terão metas para cumprir.

Já usado pela Prefeitura de Pelotas, o Proges foi reformulado e aperfeiçoado com o apoio do Programa Juntos, em trabalho realizado anteriormente na frente de Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), que auxilia no aprimoramento e na otimização de processos, definição de metodologias e, também, de ferramentas de acompanhamento para que o município alcance suas metas e melhore seus resultados.

Conheça a metodologia de implantação e desenvolvimento do EGP.

Com a reformulação, foi incluído no instrumento o mapeamento estratégico com a informatização da carteira de projetos, que permitiu alinhar a gestão à metodologia e otimizar os recursos da administração municipal.

As fases de planejamento, execução e acompanhamento dos programas e projetos são viabilizadas através do Escritório de Projetos (PMO), departamento ou grupo constituído ao longo da frente de trabalho, que é responsável por implementar e padronizar diretrizes, práticas, processos e operações dos projetos dentro da prefeitura.

Assim, o EGP garante a qualidade dos produtos e serviços e aumenta a eficiência dos processos, além de ser o ponto de referência para os parceiros dos projetos.

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável desenvolve um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Últimas notícias:

Com parceria da Comunitas, GIFE lança infográfico com panorama do Investimento Social brasileiro

O infográfico integra uma iniciativa do GIFE que tem o objetivo de reportar à sociedade...

Comunitas e Prefeitura de Santos realizam reunião entre líderes da Governança

A Comunitas e a Prefeitura de Santos (SP) realizaram, hoje (17), mais uma reunião entre os...

É preciso se reinventar: o que mudou na Comunitas durante a crise da Covid-19?

por Dayane Reis* Nada. E bastante coisa. Na verdade, a gente continua criando estratégias e...

Governo Federal e Secretários Estaduais debatem os desafios dos Estados durante encontro da Comunitas

Esse foi o último de uma série de três encontros com objetivo de fortalecer uma agenda nacional...

Criados com apoio da Comunitas, protocolos do RS servem de modelo para Niterói e Paraty

O projeto de distanciamento controlado desenvolvido no Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da...