loading

Em Paraty, 56 jovens se formam na primeira turma do curso de Auxiliar de Serviços Náuticos

Um grupo de 56 jovens de 17 a 29 anos participou na última sexta-feira (28), da formatura da primeira turma do curso de Auxiliar em Serviços Náuticos, oferecido pelo Galpão Aplauso em Paraty, com o apoio da Prefeitura e da Comunitas. Realizado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e das marinas 188 e Porto Imperial, as aulas duraram oito meses.

A diretora do Galpão Aplauso, Ivonete Albuquerque, abriu a cerimônia de formatura, na sede do projeto, destacou o potencial do mercado de trabalho das marinas em Paraty e ressaltou o compromisso dos jovens que enxergaram no curso uma oportunidade especial de aprimoramento profissional. “O Brasil é um país continental, que aproveita menos de 10% do seu potencial para o mercado náutico. Então, essa é uma formação muito importante. Temos jovens aqui que vieram da escola Pequenina Calixto, onde trabalhamos também o reforço nas aulas de português e matemática”, destacou.

A secretária municipal de Cultura, Cristina Maseda, disse que a formatura da turma de Auxiliar em Serviços Náuticos representou mais uma conquista da juventude paratiense. Ela lembrou de outras iniciativas da secretaria voltadas para o público jovem e afirmou que a meta é ampliar as oportunidades de cultura, lazer e formação profissional.

Já o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, desejou sucesso aos formandos e reiterou que as marinas oferecem grandes oportunidades profissionais no município. Ele ainda reiterou a preocupação da prefeitura em investir na educação como forma de prevenção à violência. “Criamos 1.800 vagas em cursos profissionalizantes. A educação é o caminho para a nossa juventude”.

Durante a cerimônia, dois formandos discursaram e foram homenageados pelos colegas. Fausto Felipe Ferreira, 23 anos, que já está empregado na Marina 188, ressaltou a importância do curso para os jovens da cidade e agradeceu a oportunidade de participar dessa primeira turma. “A lição que fica é a seguinte: por mais simples que seja, a gente deve procurar sempre fazer o melhor. E que a gente mantenha sempre o foco”.

Para a formanda Daiane Ferreira de Lima, 19 anos, o curso representou oito meses de luta e glória. Ela recordou um dos primeiros dias de aula, quando o professor pediu para que os alunos desenhassem barcos. “Muitos não sabiam nem o que desenhar. Hoje, temos um conhecimento importante”, frisou.  A cerimônia foi finalizada com a entrega dos diplomas aos 56 alunos e com uma sessão de fotos.

Esse é o segundo curso voltado para os jovens, fruto de uma parceria entre a prefeitura de Paraty, a Comunitas e o Grupo Galpão Aplauso. O primeiro, de Infraestrutura na área de saneamento básico, contou com uma turma de 41 alunos – que se formou em 2015. A escolha dos cursos é com base nas demandas locais, com o intuito de ajudar esses jovens a serem inseridos no mercado de trabalho. Uma segunda turma do curso de Auxiliar em Serviços Náuticos vai concluir o curso nos próximos meses, quando o projeto atingirá meta de capacitar 120 jovens.

 

Os comentários estão desativados.