Logo Comunitas

Em Fórum, educação e oportunidade deram o tom do Pacto Pelotas Pela Paz

16/03/2018

Mais de 250 pessoas debateram ações preventivas para o Pacto Pelotas pela Paz, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas, com apoio da Comunitas e parceria técnica do Instituto Cidade Segura.

“A escola é o grande centro da prevenção.” Com esta frase, a prefeita Paula Mascarenhas resumiu o principal objetivo do 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar – iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, que ocorreu ontem (15), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A abertura contou ainda com dez novas adesões ao Banco de Oportunidades do Pacto – que integra jovens em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

Mais de 250 professores da rede municipal de ensino e parceiros do Pacto lotaram o auditório Dom Antônio Zattera para entender o papel da Educação na prevenção da criminalidade e na formação de uma cultura de paz.

Leia mais: Ações pela paz resultam em ocorrência zero no carnaval em Pelotas

Ao abordar a priorização da segurança pública e da mobilização da sociedade e empresariado, no rompimento da trajetória de avanço da criminalidade, Paula enfatizou que os educadores não estão sozinhos e as escolas ocupam posição central para mudar essa realidade.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

“Temos uma rede poderosa e qualificada para disputar cada um dos nossos estudantes com o tráfico e a violência. Consideramos a escola o centro de atenção para a formação de uma cultura de paz”, afirmou a chefe do Executivo pelotense.

Leia mais: Pela primeira vez, Pacto reúne todos os membros dos órgãos de segurança da cidade

Durante toda a manhã, o painel Escola da Paz colocou em pauta estratégias que provocam o protagonismo das comunidades escolares e o desenvolvimento de ambientes de transformação social. A consultora do Instituto Cidade Segura – parceiro técnico da Comunitas no desenvolvimento do Pacto, Tâmara Biolo, falou sobre a importância do uso de evidências na prevenção da violência.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

“A segurança pública vive hoje uma virada, um momento para aprendermos com experiências exitosas que podemos trazer para o País”, observou a consultora.

Leia mais: Confira o Bate-Bola com Alberto Kopittke, consultor do Pacto Pelotas Pela Paz

Na sequência, Marcela Moura de Almeida, do Instituto Vila Educação, versou acerca do tema Aprendizagem Socioemocional na Escola. Marcela é formadora do Programa Compasso Socioemocional e tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos sociais, culturais e educacionais. A iniciativa também conta com parceria da Comunitas.

Banco de Oportunidades ganha dez novos parceiros

Na abertura do evento, outras dez empresas aderiram ao Pacto Pelotas pela Paz e vão incrementar a oferta de vagas de emprego, esportes e cursos profissionalizantes do Banco de Oportunidades. A partir de agora, estudantes identificados no Programa Cada Jovem Conta poderão dispor de novas vagas para aprender a jogar futebol na Escola BR Futsal e no Esporte Clube Pelotas, bem como cursos profissionalizantes nas escolas JA Desenho e Nair Rosselli.

O Senac disponibilizará bolsas de estudo totalmente gratuitas, enquanto a Loja Colombo, o Guanabara, o Macro Atacado Treichel, a Solum Construtora e Incorporadora e o Grupo RBS oferecerão postos de trabalho por intermédio do Jovem Aprendiz.

Leia mais: Como as cidades brasileiras podem assumir seu papel na segurança pública?

Os novos parceiros se unem a outros 15, que se comprometeram anteriormente com o Pacto, e juntos, somam 140 vagas para inserir estudantes em situação de vulnerabilidade em atividades que os afastem de fatores de risco e os ajudem a evitar a evasão escolar.

O gerente-executivo do Grupo RBS, Haroldo Amaral Júnior, falou em nome dos empresários que aderiram ao Pacto, no dia, e lançou o desafio para a cidade chegar a cem empresas parceiras e atingir 500 vagas abertas.

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...