loading

Em crescimento no Brasil, podcast vira ferramenta para o setor público

Se você navega pela internet frequentemente e ainda não se deparou com conteúdo em podcast, sugerimos que comece a vasculhar ainda mais a rede mundial de computadores. Segundo o IBOPE, em 2019, 40% dos internautas brasileiros já consumiram algum conteúdo no formato podcast. No mundo, o número médio de ouvintes diários de podcast aumentou em 330%, entre 2017 e 2018, segundo o Spotify, plataforma de streaming que disponibiliza conteúdos nesse formato.

Leia também: Bate-Bola | O especialista Leandro Telles aborda o uso da tecnologia na gestão pública

Estes dados colocam os podcasts como fenômenos em amplo crescimento, que vem sendo utilizado por especialistas, empresas e organizações para colocar em voga diversos tipos de assunto, como entretenimento, esportes e cultura. E, inclusive a gestão pública.

Por oferecer a oportunidade de democratizar conteúdos, explicá-los de forma simples e detalhada, e pela facilidade na hora de consumir, o podcast pode ser saída para colocar temas relacionados à gestão pública na mesa de debates dos gestores e, também, na curiosidade do cidadão. E já tem iniciativas com isto em vista.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, por exemplo, tem diversos programas com temas relacionados à gestão pública, como compras e tecnologia.

Leia também: Governo Online: como os governos estão migrando para o mundo digital?

O Rede Cidade Digital, portal que tem como propósito atuar como mediador na comunicação entre as municipalidades e a sociedade, criou um podcast direcionado para boas práticas de inovação nas prefeituras.

A Comunitas, organização que contribui para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimula a participação da iniciativa privada no desenvolvimento sustentável do país, tem uma série de podcasts especialmente voltados para a área pública, na Rádio Juntos – disponível em todas as plataformas streaming, como Spotify e Apple Music.

“A ideia de fazer podcasts nasceu do desejo de ampliar os formatos de disseminação da Rede Juntos, plataforma de conhecimento em gestão pública da Comunitas. Nosso foco é sempre na produção de conhecimento, mas não podemos esquecer do papel da disseminação. O áudio é acessível a qualquer hora, sob demanda, e permite explorar narrativas sobre como as boas práticas são implementadas”, explica Bruna Santos, diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas.

Leia também: “A cidade inteligente e inovadora usa a tecnologia de modo estratégico”, afirma diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas

Na Rádio Juntos o público pode encontrar podcasts exclusivos produzidos em parceria com organizações como a School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia – uma das mais renomadas do mundo.

Ainda na Rádio, tem podcast que aborda como o uso da tecnologia otimiza e desburocratiza os processos públicos, e, também, o uso do software livre na gestão pública.

Além disso, em breve a Rádio Juntos lançará o Conversa Pública, programa periódico que abordará temáticas da gestão pública, sempre trazendo um gestor e um especialista para debater. O primeiro programa tratará Segurança Pública, com a participação de Melina Risso, diretora de Programas do Instituto Igarapé e atuante com o tema da Segurança Pública há mais de 15 anos, e Samuel Ongaratto, secretário-executivo do Pacto Pelotas pela Paz – iniciativa da Prefeitura de Pelotas em parceria com a Comunitas que tem reduzido os índices de criminalidade na cidade.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *