Logo Comunitas

Em Caruaru, Segurança e Educação são destaques de reunião de Governança

13/09/2019

É importante o compromisso da prefeitura com os projetos, como vemos em Caruaru sob liderança da Raquel Lyra, pois são os protagonistas desse processo.

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas

Depois de Petrolina, chegou a vez da vizinha Caruaru receber, hoje (13), mais uma reunião entre líderes da Governança do Programa Juntos, com objetivo de compartilhar os resultados e estabelecer o futuro da parceria.

Estiveram presentes a prefeita Raquel Lyra, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, dois dos integrantes da Governança do Juntos – José Marinho e Solange Ribeiro, e secretários municipais de diferentes pastas. Também participaram importantes parceiros do Juntos, como Auro Fraser, da Open Society Foundations (OSF); Bruno Betat, da Fundação Lemann; e Pedro Ivo Moura e Leonardo Queiroz, Viana & Moura Construções; além de parceiros estratégicos, como Luis Antonio Lindau, WRI Brasil.

Foto: Arnaldo Félix

“A comunidade empresarial precisa mudar de atitude, não dá para ficar esperando, precisamos mobilizar a sociedade de Caruaru”, acredita Pedro Ivo.

Um dos assuntos debatido durante o encontro foi equilíbrio fiscal. O ganho acumulado de receitas tributárias no período que compreende todo o ano de 2018 e o primeiro semestre de 2019 foi de 124% acima do previsto.

Leia também: Equilíbrio das contas da Prefeitura de Caruaru

“Neste momento de instabilidade econômica e escassez de recursos, com o apoio do Juntos a gente consegue criar estratégias, copiar o que de bom já está sendo feito – adaptando à realidade local, e garantir resultados como o equilíbrio fiscal”, disse a prefeita durante abertura da reunião.

O resultado positivo foi conquistado devido a implementação de ações como a contratação de efetivo para trabalhar na fiscalização, aprimoramento do processo de atendimento ao contribuinte, disponibilização do boleto de IPTU online, e a criação do programa Nota Premiada.

Já as ações de redução de despesas alcançaram 78% do ganho previsto no período analisado. O destaque ficou para a folha de pagamento, que, com o desenvolvimento de ações como o dimensionamento de pessoal frente ao orçamento disponível da prefeitura e a análise do perfil da folha de pagamento, teve uma redução de cerca de R$ 26 milhões.

Leia também: Parceira da Comunitas, Prefeitura de Caruaru recebe prêmio por qualidade na gestão fiscal

A segurança da cidade também foi debatida. Caruaru vivenciou o período de queda do estado de Pernambuco, com uma redução em torno de 27% dos homicídios entre 2006 e 2010. No entanto, a cidade vivenciou uma aceleração da violência muito maior, com um aumento de 91% dos homicídios entre 2014 e 2017.

Para combater os índices de criminalidade, a prefeitura caruaruense criou o Juntos pela Segurança, que hoje conta com apoio do Juntos em parceria da Open Society Foundations.

“É um prazer trabalhar mais uma vez nesta parceria com a Comunitas, pois a Open Society já colabora com o Pacto Pelotas pela Paz. O interessante deste projeto é aprender o que funciona e o que não funciona na prática. Normalmente, o tema da segurança pública fica a cargo da polícia e toda responsabilidade com ela. Nesta parceria, outros agentes e autoridades estão envolvidos juntos no projeto”, explicou Auro Fraser, responsável pelos programas da OSF na América Latina.

O trabalho pretende elaborar ações para uma maior incidência e redução de homicídios a partir das competências municipais, com foco na identificação dos padrões de contato das vítimas com o poder público municipal; na estruturar um plano de prevenção focalizado e um sistema de monitoramento; melhorar a gestão e análise de fatores de risco; e no desenvolver protocolos para redução de fatores de risco.

Um dos resultados parcias mais importantes obtidos pelo projeto foi a recriação do Núcleo de Prevenção, com o intuito de ser a instância para o monitoramento e resolução de problemas dos projetos de prevenção implementados com a parceria. Outro destaque foi a realização de um mapeamento completo das vítimas de homicídios de 2018, de forma que a Secretaria de Assistência consiga cruzar os dados com o CadÚnico e realizar um diagnóstico mais detalhado acerca das vítimas de violência.

“A parceria com a Comunitas chega para consolidar, avançar e dar sustentabilidade à esses resultados, e continuar fazendo de Caruaru uma cidade cada vez mais segura e melhor para se viver”, disse Karla Vieira, secretária de Ordem Pública.

Educação também teve destaque na reunião. Caruaru é uma das três cidades (junto com Petrolina e Paraty) que participam de um projeto para melhoria das políticas públicas educacionais, com base no modelo da cidade de Teresina que, em 2017, obteve o melhor ensino público entre as capitais brasileiras, segundo o IDEB. Serão utilizadas metodologias de cocriação, para que possam ser construídas alternativas de políticas municipais que melhorem o aprendizado das crianças do município participante do projeto.

O pontapé inicial do projeto foi dado em julho, mas a iniciativa já tem implementado melhorias na educação pública da cidade.

A partir da experiência de Teresina, a Secretaria de Educação de Caruaru criou o “Trilhas do Sucesso”, inciativa que tem o objetivo de promover ações de impacto de curto prazo que irão estimular a revisão de processos e a implementação de uma sistemática de melhoria da qualidade do ensino com ações de tutoria contínuas e aplicação de simulados para melhores desempenho de aprendizagem no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O “Trilhas do Sucesso” já tem simulados agendados para o 5º e 9º ano, nos meses de agosto, setembro e outubro.

Leia também: Como cidades brasileiras estão implementando melhorias na educação pública

A reunião ainda teve espaço para debater o licenciamento urbano. A partir da troca com a cidade de Campinas, a Prefeitura de Caruaru implementou melhorias nos processos de licenciamento urbano, com ações inspiradas realizadas no município de Campinas – também com apoio do Juntos.

Como resultados iniciais, a prefeitura registrou uma redução de quase 50% do trâmite interno, passando de 23 etapas para 12, além da redução de 86% da mediana de tempo para análise dos processos.

A mediana no tempo de aprovação também reduziu, passando de 110 (em outubro de 2018) para registro 15 dias (em janeiro de 2019) – uma redução de 86%.

Leia também: Prefeitura de Caruaru remodela licenciamento urbano com apoio da rede do Programa Juntos

No final da reunião, Solange Ribeiro reiterou a importância da governança compartilhada promovida pelo Juntos. “Estamos aqui pela Comunitas, reunidos com diversos empresários, a prefeita, a Open Society… Todos juntos construindo este trabalho. A responsabilidade da gente é muito grande na construção de projetos de médio e longo prazo, como, por exemplo, o de educação que foi apresentado. Educação mobiliza todo mundo, é um grande projeto para envolver a população. Acredito que o desafio que temos é levar este projeto para fora desta sala”, finalizou.

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...