Logo Comunitas

Em busca de melhorias no licenciamento urbano, secretário de Caruaru visita prefeitura de Campinas

17/10/2018

A reunião foi incentivada pela Comunitas, que estimula a troca de experiências entre as cidades integrantes do Programa Juntos.

No último dia 15, o secretário de Fazenda da Prefeitura de Caruaru (PE), Diogo Bezerra, visitou a Prefeitura de Campinas (SP), para conhecer com mais detalhes o trabalho de aprimoramento do licenciamento urbano desenvolvido na cidade, por meio do apoio da Comunitas. Já entre os participantes campineiros, estavam o secretário de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin, o Secretário Municipal de Gestão e Controle, Thiago Sampaio Milani, o assessor do gabinete de Gestão, Gabriel Trevisan Formigoni, e o técnico da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), Daniel Prenda.

Leia também: Bate-Bola | Gabriel Trevisan fala sobre a melhoria dos processos de licenciamento urbano em Campinas (SP)

Durante o encontro, foi apresentada para o secretário caruaruense a série de medidas implementadas para reduzir o tempo de tramitação na aprovação de novos empreendimentos imobiliários pela Prefeitura de Campinas. Com apoio da Comunitas, por meio do Programa Juntos, a prefeitura campinense conseguiu reduzir a mediana do tempo gasto de 107 para 42 dias, até junho de 2018, e, também, reduzir o número de processos em estoque aguardando aprovação, saindo de 317, em janeiro de 2015, para 27, em junho de 2018.

Responda: Quiz | O que você sabe sobre Licenciamento urbano?

Dentre as ações responsáveis por esse resultado está a Lei de Aprovação Imediata Responsável (ARI), iniciativa inédita no Brasil que desburocratiza a aprovação de empreendimentos de baixo impacto, correspondente a 80% do total na prefeitura.

Foi apresentado também o Licenciamento Ambiental Online (LAO), que se estabeleceu como uma prestação de serviço público que permite à SVDS mais celeridade e análise sintética para o licenciamento de obras, atividades e empreendimentos de impacto ambiental local, bem como a emissão de exame técnico municipal para instruir o licenciamento ambiental de impacto regional ou federal. No sistema ainda está disponível o serviço de emissão de requerimentos, pagamentos de taxa de análises por meio de boleto bancário eletrônico e acompanhamento online das solicitações.

Leia também: #5 dicas para manter a transparência com os cidadãos nos processos de licenciamento urbano

“A visita foi importante por que permitiu que a gente identificasse como foi realizado o processo de aprimoramento de licenciamento urbano, que é um projeto similar ao que precisamos implementar em Caruaru. Mesmo havendo modificações, para que se adequem à realidade da nossa cidade, ter um ponto de partida é fundamental”, explicou o secretário Diogo Bezerra.

 

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...