loading

Dia das Mães | Em Santos, futuras mamães recebem auxílio personalizado na preparação para maternidade

Ser mãe é um grande desafio: existe a mãe solo, dividindo a vida entre o trabalho e a criação; a mãe antenada, participando e interagindo com o filho em todas as redes sociais; tem a mãe super protetora, acompanhando a cria até mesmo em entrevista de emprego; mãe amiga, sempre aberta para ouvir e aconselhar sobre as angústias; e também a mãe de primeira viagem, aprendendo lições em cada choro. Ou todas essas em uma única mãe.

Criar um filho é um caminho de desafios, medos, inseguranças e expectativas, e a aprendizagem é desenvolvida ao longo do trajeto.

E para auxiliar e amparar as futuras mamães nesse caminho de forma personalizada e, acima de tudo, humanizada, a Prefeitura de Santos, com apoio do Programa Juntos, criou na cidade a Escola de Mães. Cocriado entre os servidores e a população, o espaço proporciona atividades gratuitas para acolhimento e auxilia às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, transformando-se em uma ferramenta para redução da mortalidade infantil na cidade.

A Escola das Mães foi criada como braço do projeto Gestante em Foco, conjunto de atividades educativas que complementam as consultas médicas e preparam as mulheres e sua rede de apoio para terem uma nova visão sobre questões relacionadas à maternidade, sexualidade, trabalho, educação, lazer e direitos da mulher. Além disso, durante o ano todo foram disponibilizados 1.418 kits – contendo enxoval e produtos de higiene pessoal, com o objetivo de aumentar a adesão das gestantes ao pré-natal.

Até 2016, a Escola de Mães já formou 237 grupos, somando quase 2 mil participantes. Como principal resultado, o coeficiente de mortalidade infantil caiu de 13,69, em 2014, para 10,80, em 2015, o menor índice da história da cidade. Além disso, dados da Secretaria Municipal da Saúde mostram que houve um aumento de 48% da participação dos pais nos exames de pré-natal.

Mulher não nasce mãe, torna-se. E em Santos, a Escola de Mães quer ajudar a transformar cada experiência da gestante em conquistas maravilhosas, junto com a pessoa mais importante da sua vida: o filho.

 

Os comentários estão desativados.