loading

Desenvolvido com o apoio da Comunitas, programa para gestantes em Santos inspira e se expande para outras unidades

As gestantes do bairro santista de Morro Santa Maria contam agora com um espaço especial para tirar dúvidas e compartilhar expectativas durante o pré-natal. A policlínica da região ganhou, na última sexta-feira (29), uma sala personalizada do projeto Escola das Mães.

Criada com apoio do Programa Juntos, a Escola das Mães surgiu a partir de um processo de cocriação com servidores e população, com o objetivo era desenvolver ações para combater a mortalidade infantil. E a iniciativa vem dado certo: a mortalidade reduziu na cidade para níveis históricos, caindo de 13,69, em 2014, para 7,9, até abril de 2017 – o menor índice da história da cidade.

Foto: Isabela Carrari

O novo espaço é resultado de um investimento total de R$ 3,3 milhões, e que inclui mais duas salas do projeto nas policlínicas do Caruara e da Ponta da Praia, além de novos mobiliários e equipamentos para modernização de oito unidades da atenção básica. Os recursos são fruto de parceria entre a Prefeitura e a VLI Logística, que não faz parte da rede apoiadora do Programa Juntos, mas gostou tanto da ação que passou a apoiar no desenvolvimento do projeto na cidade.

“A Organização Mundial de Saúde recomenda que se tenha abaixo de 10 mortes infantis para cada mil nascidos vivos. Com este bom trabalho da Escola das Mães e também da maternidade do Complexo dos Estivadores, ano passado conseguimos chegar ao índice de nove, o melhor resultado da história da Cidade”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ao citar a importância do projeto que orienta as grávidas e seus familiares.

Escola das Mães

O projeto foi implementado em janeiro de 2016 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dentro do programa Mãe Santista. Conta com apoio da organização Comunitas e parceria técnica da Agência Tellus. Ajuda a preparar as mulheres, parceiros e famílias para as transformações de uma gestação e integra as ações do Município em prol da redução da mortalidade materna e infantil.

Nos grupos de orientação, são abordados temas desde a maternidade, sexualidade, bem-estar, trabalho, educação e lazer, com a metodologia da vivência prática com auxílio de bonecas e bolsas que simulam barriga de grávida, entre outros itens lúdicos e didáticos.

Atualmente, é desenvolvida no Instituto da Mulher e Gestante e nas policlínicas da Vila Nova, Vila Mathias e Caruara. Com o repasse de cerca de 800 itens pela empresa VLI, os grupos serão ampliados gradativamente para toda a rede da atenção básica. 

Em 2017, o Escola de Mães foi o vencedor da Escolha da Comunidade (votação pela internet) e recebeu menção honrosa na categoria Impacto pelo Social na premiação Core 77, promovida desde 2011 por entidade internacional do campo do design de serviços e impacto social.

Com informações da Prefeitura de Santos.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *