loading

Conheça os critérios para participar do Programa Juntos

https://youtu.be/OD8gDdIUdds

 

O Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é uma coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. Presente em 12 cidades brasileiras, o programa foi criado em 2012 a partir de uma reflexão feita por acionistas e presidentes de empresas nacionais, reunidos no 5º Encontro de Líderes promovido pela Comunitas. A partir de 2017, será expandido para mais municípios com grande relevância no país, como as cidades de São Paulo, Salvador e Porto Alegre, que já demonstram interesse em participar do projeto.

O grupo desenvolveu um modelo inovador de qualificação dos investimentos sociais corporativos ao optar pela atuação direta em parcerias com administrações municipais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Para participar da iniciativa, alguns critérios são adotados:

  1. O prefeito deve ter ficha limpa;
  2. O Juntos prioriza o pluripartidarismo;
  3. A cidade deve ter características territoriais, geográficas e populacionais heterogêneas e diversificadas;
  4. A prefeitura deverá abrir as contas para que os trabalhos comecem buscando o equilíbrio fiscal;
  5. A prefeitura deverá ter capacidade de disseminação dos resultados, para a replicabilidade das ações.

Ao atuar em parceria com a Prefeitura, o Juntos se distancia dos modelos tradicionais de cooperação entre o setor privado e a administração pública e apoia iniciativas que respondem ao modelo de desenvolvimento da cidade, e não a projetos isolados, criando soluções com o setor público e não para o setor público.

A abordagem top-down e bottom-up é um grande diferencial do programa, combinando a melhoria da gestão nos processos internos da Prefeitura e inovação em serviços públicos, a partir da cocriação com servidores e usuários. Lideranças fortalecidas são pressuposto para empreender mudanças necessárias para a melhoria das cidades. A sociedade engajada é condição para a sustentabilidade e perenidade das transformações conquistadas.

Os comentários estão desativados.