loading

Comunitas realiza workshop de planejamento em educação com Governo de São Paulo

Ocorreu no primeiro dia do mês de julho, o Workshop de Planejamento Estratégico da Secretaria de Educação do São Paulo, que contou com a presença de líderes da Comunitas, representantes do parceiro técnico Nodal, Fernando Padula – Secretário Municipal de Educação de São Paulo e 40 funcionários da secretaria e de diretorias de ensino da cidade.

Com o objetivo de construir uma visão geral do contexto vivenciado na cidade, os presentes no Workshop puderam compartilhar os resultados obtidos nas 26 entrevistas realizadas pela Nodal, com membros da Administração Central, do Conselho Municipal, e professores e diretores da rede de ensino, para assim, traçar o melhor caminho e diagnóstico das oportunidades e desafios enfrentados pela secretaria.

Para Fernando Padula, a Educação é um processo que necessita de acompanhamento e continuidade nas ações. “Sei que juntos podemos fazer mais e melhor. O diálogo é um fator extremamente importante para garantir um consenso do que é melhor para aprendizagem dos alunos. Dessa forma, podemos traçar metas para o combate à desigualdade e racismo estrutural”, complementa.

O encontro foi dividido em três partes, sendo a primeira de apresentação dos membros e a segunda de exposição das forças e desafios da área, como a melhoria na qualificação do quadro de educadores; o currículo da cidade; as escolas de tempo integral e o ensino de educação infantil, que é referência mundial. Também foram expostos às necessidades atuais, como o baixo uso da tecnologia e automatização dos processos e a estrutura de cargos e salários para a área administrativa.

Como consenso geral, foram diagnosticadas questões sensíveis para os próximos passos, como a necessidade de uma coordenação mais estruturada e foco por parte das equipes; revisitar as aprendizagens adquiridas por conta da pandemia e fazer com que as informações sejam capilares e cheguem até a ponta, direcionando a equipe com coordenadas de ações.

Traçando e colocando em pautas as forças e fragilidades do setor, é possível estruturar e ter um plano de longo prazo, para que a secretaria tenha uma atuação interna mais intensa e integral.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados encontrados nessa primeira fase. Sabemos da importância de um Planejamento Estratégico e com o empenho conjunto, vamos apoiar a secretaria a alcançar os objetivos necessários para a melhoria da gestão educacional do município”, finalizou Thiago Milani, Diretor de Projetos da Comunitas. 

Para finalizar o encontro, os presentes se dividiram em grupos para desenvolver o Mapa de Contexto da secretaria, que reúne as principais tendências externas que terão impacto direto no setor, como o contexto educacional atual e de gestão municipal. Os próximos passos serão apresentados no próximo Workshop, realizado ainda no mês de julho.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *