Logo Comunitas

Comunitas realiza reunião de líderes com Governo do Pará

09/04/2021

A Comunitas e o Governo do Pará realizaram, ontem (08), mais uma reunião entre líderes da Governança. O momento serve para apresentar os resultados obtidos com a parceria e debater novas iniciativas para o futuro.

Estiveram presentes na reunião o governador Helder Barbalho e diversos membros da equipe de governo, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, membros da Governança da Comunitas – Ana Helena Vicintin, Luiz Eduardo Osório e Luiz Ildefonso Simões Lopes, além de outros parceiros da organização, como Cloves Carvalho e Luiz Ricardo Santiago.

Finanças

No campo financeiro, o secretário de Estado da Fazenda, René de Oliveira e Sousa Júnior, apresentou, para conhecimento do público, alguns dos indicadores econômicos do estado. Um dos principais destaques foi a criação de 33 mil empregos em 2020. Segundo o secretário, o Pará teve o 2º melhor crescimento real em arrecadação entre todos os estados do país em 2020, chegando a 9% de crescimento. Além disso, a dívida pública continua sendo a menor do país, o que sugere um grande espaço para endividamentos visando investimento para o estado.

A diretora de Planejamento Estratégico, Brenda Maradei, apresentou o projeto Retoma Pará, programa que orientou a reabertura do estado de forma gradativa, responsável e organizada. O projeto foi construído com apoio da Comunitas inspirado no modelo de distanciamento controlado desenvolvido pelo Governo do Rio Grande do Sul também com apoio da organização.

De acordo com a gestora, devido a variante P2, presente nos últimos 15 dias de março, algumas regiões do estado entraram em bandeira preta, com restrições mais severas. “Tal ação foi fundamental para a contenção do vírus”, disse.

Brenda também destacou a performance do Pará na vacinação. O estado é o 10º do país no número de doses aplicadas, com mais de 865 mil aplicações e com 65% de eficiência.

O governador ainda explicou que os bons resultados acerca do lockdown realizado no Pará ocorreram devido a união dos municípios da região metropolitana e a comunicação efetiva com a população. Junto com o diálogo, veio o apoio econômico de 100 reais a todos que recebem o bolsa família e de até 2 mil reais por mês para empresas com cadastro ativo. “O objetivo foi unir saúde e economia e o resultado foi o estado ter a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país”, disse Helder.

Gestão

As ações da Comunitas para apoio à modernização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará foram apresentadas pelo secretário da pasta, Mauro de Almeida.

Foram demonstradas as entregas na área de licenciamento ambiental, como o desdobramento das metas, a criação de um painel de acompanhamento da produtividade e de um portal de licenciamento web, e um book de simplificação normativa.

Essas implementações geraram alguns resultados, à exemplo da estimativa de aumento da produtividade em 39% em 2021 – sem a adição de novos colaboradores, e a maior capacidade de arrecadação da Secretaria – com um aumento estimado de R$ 16,9 milhões para R$ 21,9 milhões em 2021.

Também foram apresentadas as entregas no campo da gestão administrativa, que, entre elas, está o redesenho da estrutura organizacional voltada para processos, a estruturação da área de pós-licença e a criação da estratégia de perenidade do planejamento da força de trabalho.

Essas entregas também geraram resultados, como mais integração, com áreas com atribuições e fluxos de processos similares agrupadas nas mesmas secretarias adjuntas; e mais eficiência com o agrupamento das áreas por produtos e não mais por processos, facilitando a seleção e movimentação de pessoas e as interfaces com o público interno e externo.

“Gostaria de agradecer à todos que compõem a Comunitas por esse espírito colaborativo e por estamos juntos à vocês para esse acompanhamento, nos orientando, colaborando, construindo parcerias, facilitando, inclusive, a interface com a iniciativa privada, para que o Estado do Pará possa prosseguir com o seu crescimento e desenvolvimento”, disse Helder Barbalho encerrando a reunião.

 

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...