loading

Comunitas realiza primeira imersão com os 6 municípios do Programa Transformação da Gestão de Pessoas

Os times das prefeituras puderam estabelecer o primeiro contato e conhecer iniciativas bem sucedidas em gestão de pessoas para se inspirar

Empolgante. Estimulador. Desafiador. Essas foram algumas das palavras que as equipes das prefeituras participantes do Programa Transformação da Gestão de Pessoas usaram para descrever as primeiras impressões que tiveram na primeira imersão, realizada nesta sexta (04) junto com a Comunitas e em parceria com a Fundação Lemann.

Cerca de 40 pessoas dos seis municípios selecionados participaram do encontro que durou duas horas e meia. A reunião também contou com a participação de Fabrício Cobra Arbex, secretário-executivo de Gestão da prefeitura de São Paulo, e Marcia Regina Moralez, coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria Executiva de Gestão, também da prefeitura de São Paulo, que apresentaram cases de sucesso em gestão de pessoas. O objetivo dos relatos era inspirar as equipes em iniciativas bem sucedidas na temática do Programa.

O Programa faz parte da estratégia de inovação do Hub InovaJuntos, da Comunitas, cujo foco é apoiar seis municípios a desenvolver e implementar soluções inovadoras a desafios da gestão de pessoas. Com duração de oito meses, a previsão de término é para outubro.

“A gente entende que a melhoria da administração pública só vai acontecer por meio da gestão de pessoas”, afirmou Letícia Biaggioni, da Fundação Lemann, que participou de todo o processo de desenvolvimento do Programa. Além disso, ela também explicou quais são os seis pilares a serem trabalhados durante o projeto, tais como atração, pré-seleção, desenvolvimento e engajamento de pessoas.

A metodologia do Programa se dá por meio de realização de oficinas semanais coletivas com representantes dos municípios, bem como oficinas e mentorias individuais, com o  objetivo de mergulhar nas especificidades locais. 

A primeira fase da jornada passa pelo o mapeamento dos desafios e é dividida em três etapas:
Oficina 1 – Levantamento e apresentação do contexto de gestão de pessoas às equipes e mapeamento de problemas;

Oficina 2 – Mapeamento de causas e Seleção de Desafios
Oficina 3 – Capacitação sobre monitoramento e avaliação e desenho de indicadores de acompanhamento dos desafios

Dayane Reis, diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, parabenizou os municípios e explicou a atuação da organização. “O nosso objetivo é pensar em projetos, com foco na resolução de problemas, de forma a conseguir sustentabilidade e perenidade das ações. Para todos os problemas que são enfrentados por uma gestão, a gente constrói soluções por meio de uma governança compartilhada entre os setores público e privado.”

Durante a reunião, os participantes foram divididos em seis grupos para uma dinâmica. Em seguida, os mentores da rede Comunitas relataram suas experiências com o desenvolvimento de programas de gestão de pessoas.

Fabrício Cobra Arbex, um dos mentores da Rede da Comunitas que apoio no desenvolvimento das equipes, explicou que, para implementar boas iniciativas é importante ouvir a área técnica do secretariado, para descobrir o que é viável e importante de se implementar. Além disso, o envolvimento da liderança é fundamental para que o projeto seja votado. “O prefeito precisa abraçar as medidas e entender a importância das ações, para que ele também seja uma liderança junto à Câmara Municipal, visto que a implementação da grande maioria dos projetos depende de criação de leis.”

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *