loading

Comunitas lança publicação para contribuir com inovação tecnológica na gestão pública

 

A tecnologia não é – e nem deve ser – ferramenta de uso exclusivo da iniciativa privada. Atualmente, cada vez mais administrações públicas veem na inovação uma forma de garantir a eficiência em diversos processos internos e redução de gargalos, além de dar mais efetividade nos gastos públicos, diminuir processos burocráticos, atender às demandas por serviços de qualidade, e construir conexões entre órgãos, criando diálogo entre departamentos.

Para auxiliar nessa busca, a Comunitas lança uma publicação exclusiva sobre ‘O uso da tecnologia na Gestão Pública’, que apresenta e discute sobre a tecnologia da informação que permeia diversas frentes de trabalho do Programa Juntos – material que serve como complemento aos outras sete já lançadas.

Na publicação, o leitor encontrará diversos exemplos do uso da tecnologia em ambiente público, com projetos realizados com apoio do Programa Juntos. Um deles foi desenvolvido na cidade de Campinas (SP), que desde 2013 tem parceria com o programa. A partir da análise de receitas e despesas municipal, sob administração direta da prefeitura campinense, foi produzido o diagnóstico, metas e diferentes planos de ação pactuados com secretários e prefeito.

Como resultado, o projeto apresentou um ganho acumulado de R$ 77,3 milhões – 57% acima da meta estabelecida para o período – até dezembro de 2013, último período de acompanhamento da consultoria parceira da Comunitas. Já em 2015, com a sustentabilidade da iniciativa, a administração municipal de Campinas fechou novamente o ano com superávit da ordem de R$ 120 milhões, contrariando o cenário de instabilidade econômica do país.

O objetivo da cartilha é servir como inspiração, referência e guia para administrações públicas que acreditam no trabalho multissetorial e em rede como caminho para melhoria da gestão pública brasileira e, consequentemente, da qualidade de vida dos cidadãos.

Cartilhas de Replicabilidade do Programa Juntos

A Cartilha do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um material desenvolvido para apoiar na disseminação e replicabilidade da sua metodologia. Destina-se, na maior parte, a propor alternativas para municípios que desejam se inspirar nessas boas práticas. Clique aqui e confira todas as publicações:

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *