Logo Comunitas

Comunitas lança pesquisa BISC e traz dados sobre investimento social na pandemia

10/11/2020

O BISC, valiosa ferramenta de gestão social liderada pela Comunitas, apresentou hoje (10) os últimos dados do investimento social corporativo brasileiro. Este ano o relatório se debruçou, dentre outras pautas, sobre a experiência do Investimento Social Corporativo das empresas e institutos/fundações empresariais da Rede BISC durante enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Em 2019, as 303 empresas e 18 institutos e fundações empresariais participantes da pesquisa BISC, investiram R$ 2,5 bilhões. Já em 2020, a Rede BISC investiu até meados de julho, cerca de R$ 2 bilhões em ações de enfrentamento à Covid-19 – 1/3 do total alocado pelo setor privado, segundo o Monitor de Doações.

 

“O BISC é formado por uma rede que sempre gerou um impacto social enorme, que durante a pandemia ampliou, ainda mais, a atuação. O intuito da pesquisa em 2020 é retratar não somente os dados, mas, também, como o investimento social se comportou durante esse ano, com um retrato especial ao período da pandemia e o legado deixado pelas parcerias entre a iniciativa privada e o setor público. Este relatório BISC retratou um Brasil que faz acontecer em conjunto e que pensa em uma agenda de interesse coletivo para o futuro”

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas

 

O lançamento, realizado virtualmente, foi prestigiado por um público de mais de 140 pessoas, e, além da presença de Regina Esteves, contou com participação de Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e de Anna Peliano, coordenadora do BISC e responsável por apresentar os dados.

 

 “Acredito que durante a pandemia tivemos três legados especiais. O primeiro, em inovar no formato de trabalho, que permitiu uma celeridade nas parcerias entre a iniciativa privada e setor público que nunca vimos antes. O segundo, a inovação no método de parcerias – à exemplo da fábrica de vacina (apoiada pela Comunitas), onde a iniciativa privada concederá ao governo uma estrutura pronta para uso. E o terceiro legado de fortalecimento das organizações sociais, que passava por um momento de descrédito nos últimos anos. Para mim, o papel do setor social é fundamental e inegociável.”

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

 

Executivos sociais de importantes empresas brasileiras que integram a rede BISC também participaram do encontro, como Pâmella De-Cnop, gestora geral da Fundação Vale; Angela Dannemann, CEO do Itaú Social; Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola; Cloves Carvalho, diretor-executivo do Instituto Votorantim; e Paulo Boneff, head de Responsabilidade Social Corporativa da Gerdau. As lideranças compartilharam os principais desafios e aprendizados obtidos pelas empresas durante enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Experiências e legado

Para Pâmella De-Cnop, da Fundação Vale, a pandemia alterou a forma de atuação das organizações, que estavam em um movimento de estruturar o investimento social ao longo dos últimos anos. “Em 2020, passamos a voltar esforços também em ações de urgência. O que deve pautar o futuro da gestão social é conseguir unir essas duas linhas de atuação, com a continuação do investimento de longo prazo mantendo um olhar atento para as necessidades mais imediatas”.

Assista: BISC 2020 – Especial #Covid19 | Cloves Carvalho, diretor executivo do Instituto Votorantim

Na opinião de Cloves Carvalho, do Instituto Votorantim, a vivência na pandemia ensinou que é preciso combinar a dialética entre uma agenda transversal e o olho diagnóstico focal. “Precisaremos trabalhar em paralelo entre o legado e o emergencial. Outro aprendizado é que não podemos mais falar somente em social, mas sim em socioambiental. Os dois precisam andar atrelados, assim como a estratégia de negócios da empresa e a gestão dos investimentos sociais também precisam”, explicou.

Assista: BISC 2020 – Especial #Covid19 | Maurício Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo

Representando a Gerdau, Paulo Boneff também participou do encontro e valorizou as ações desempenhadas pela rede. “O voluntariado foi um dos programas que fortalecemos durante esse período de pandemia, com a implementação de iniciativas de caráter virtual. Acredito que essa pode ser uma tendência para o futuro da empresa, mas que não irá competir com o presencial e, sim, complementar”.

Assista: BISC 2020 – Especial #Covid19 | Carlos Almiro Melo, head de Sustentabilidade da BRK

Já para Angela Dannemann, do Itaú Social, o que fez a diferença do trabalho realizado durante a pandemia foi o esforço em prol de um trabalho colaborativo. Para ela, os próximos passos do investimento social devem incluir a conservação e fortalecimento das parcerias firmadas, que resultam em mais agilidade na implementação de iniciativas.

Assista: BISC 2020 – Especial #Covid19 | Paulo Boneff, head de Responsabilidade Social da Gerdau

Por último, Daniela Redondo trouxe dois aprendizados obtidos pela experiência da Coca-Cola no enfrentamento à pandemia. “A primeira lição é que não há atuação em conjunto se não há construção de vinculo. A segunda é que às vezes ficamos pensando em modelos de governança super estruturados, mas o conjunto de fatores como autonomia, transparência, flexibilidade, conceitos modernos, hierarquizados e inspirados em sociocracia faz a diferença. Com essas condições se monta uma governança do dia para a noite de forma simplificada”.

 

>>  Clique aqui e confira todos os dados de destaque do BISC 2020.

 

>> Clique aqui e confira o BISC no jornal Valor Econômico.

 

>> Clique aqui e assista ao vídeo completo do lançamento dos destaques BISC 2020.

 

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...

Assine nossa Newsletter:

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]

Contato

Tel:(11) 3372-4313

mail: