Logo Comunitas

Comunitas lança Cartilha de Replicabilidade de equilíbrio fiscal

03/12/2015

A Comunitas lançou, na última sexta-feira (30/11), durante o 8º Encontro de Líderes, em São Paulo (SP), a Cartilha de Replicabilidade – Equilíbrio Fiscal. O objetivo da cartilha é fazer com que municípios que não integram a rede do programa Juntos possam incorporar a metodologia e usufruir dos benefícios da frente de Equilíbrio Fiscal.

No documento, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, destaca a importância de uma boa saúde financeira para as administrações municipais.

“O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. Nosso objetivo é que as cidades possam replicar essas ações sem a participação direta da Comunitas ou de nossos parceiros técnicos. Contribuir para o desenvolvimento do Brasil é o compromisso que nos guia”, afirma.

Após apresentar o modelo de governança do Juntos, a Cartilha de Replicabilidade – Equilíbrio Fiscal aborda a importância do equilíbrio fiscal. Em seguida, explica o perfil das pessoas necessário para tocar o projeto, a metodologia a ser aplicada e a tecnologia indispensável. O material foi produzido pela frente de Sistematização do programa Juntos.

A frente de Equilíbrio Fiscal integra o eixo Gestão do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos. O Juntos conta ainda com quatro outro pilares: Inovação, Engajamento, Fortalecimento de Lideranças e Hub de Parcerias.

O Juntos está presente em 12 cidades do país: Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, no interior paulista.

Baixe a cartilha

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...