loading

Comunitas finaliza Jornada para Prefeitos com foco na Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

A Jornada para Prefeitos chegou ao fim, por essa razão a Comunitas, organização especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, promoveu um evento online, transmitido na tarde de terça-feira (13), pelo YouTube.

Liderada pela Comunitas e com apoio técnico da Fundação Lemann, a Jornada acompanhou durante meses, de forma administrativa e tática, governos municipais que tinham como objetivo principal, a melhoria na gestão pública e a prestação de serviços mais eficientes. Com participação de 12 municípios, a iniciativa contou com o conhecimento e inspiração dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“Nós esperamos que toda a experiência passada, e a economia de mais de 11 mil aos municípios, sejam revertidos em serviços públicos. Mais de 60 pessoas foram selecionadas para participar desses processos e mais de 50 projetos pilotos foram implementados. Isso tudo só reforça essa nossa rede de replicabilidade, que é parte da metodologia da Comunitas, que valoriza experiências da área pública para inspirar outros líderes e gestores, além de melhorar o ambiente da administração pública”, declara Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Além da presença de Regina Esteves, o evento contou com a participação do parceiro técnico, Weber Sutti, representante da Fundação Lemann, do professor de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, Humberto Falcão e de José Roberto Marinho, membro da Governança da Comunitas. Também marcaram presença, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o senador da República, Antonio Anastasia, e outros prefeitos da Jornada, como Margarida Salomão, de Juiz de Fora (MG); Caio Cunha, de Mogi das Cruzes (SP); Francinete Carvalho, de Abaetuba (PR) e Luiz Paulo, de Curvelo (MG).

Para Antonio Anastasia, a administração pública é um tema extremamente importante e muito pautado na agenda nacional atual. “Nós temos que reconhecer a prevalência importantíssima da boa gestão de serviços públicos. A reforma administrativa não se encerra somente com mudanças de leis, mas sim com uma mudança de comportamento e cultura, por isso é extremamente necessário levar o debate aos líderes brasileiros. Temos que ter em mente que o efeito financeiro não é o único foco da reforma, mas sim a qualificação das despesas e dos recursos públicos”, complementa.

A visão macro da Reforma Administrativa é algo recente no país, por isso é um tema que se faz cada vez mais relevante e deve pautar estados e municípios de forma abrangente. Um ponto bastante abordado durante a Jornada, foi a Gestão de Pessoas, assunto que deve ser trabalhado juntamente com todos os outros temas jurídicos e financeiros, visto que para alcançar uma gestão pública eficiente e igualitária, é necessário olhar para as pessoas que fazem parte da sociedade.

Margarida Salomão também reforçou a importância da Reforma para a gestão pública, como uma necessidade de compreensão política. “Não há serviço público sem servidores públicos profissionalizados e motivados, por isso precisamos rever os processos de avaliação de desempenho da estrutura administrativa”, relata a prefeita.

Durante o encontro, o prefeito Ricardo Nunes trouxe exemplos de práticas adotadas na gestão municipal, que foram tiradas da Reforma Administrativa. “Na cidade de São Paulo, a nossa Secretaria de Gestão fez oito projetos de melhorias de gestão, como a reestruturação de nível básico e nível médio; programa de residência; a reestruturação de cargos em comissão; novo marco normativo dos concursos; novo regramento de férias; regime permanente de teletrabalho; programa de estágio e jovem aprendiz e a bonificação de resultados”, declarou.

A grande motivação da Reforma é a melhoria da gestão e o aproveitamento das boas oportunidades, para poder oferecer ao cidadão bons serviços e políticas públicas eficazes, além de atender as necessidades e expectativas da população. Tudo isso serve também para transformar o municípios em impulsionadores e não mediadores de problemas, que é o que vem acontecendo ultimamente.

“O nosso projeto é pautado para construir uma cidade orientada por pessoas. Por isso estamos investindo em pessoas que direcionam seu trabalho à cidade e que a fazem caminhar. Nós temos seis eixos do nosso mandato que regem esse projeto, que é a participação, transparência, sustentabilidade, justiça, representatividade e a formação. Por isso, para oferecermos a cidade que queremos, precisamos começar a executar esses pilares internamente.” – Caio Cunha.

Para Eduardo Leite, o suporte da Comunitas foi fundamental para a melhoria da máquina pública no Rio Grande do Sul, pois apoiou no diagnóstico de oportunidades e deficiências do estado. “É muito importante fazer o diagnóstico, você não vai conseguir fazer tudo, os prefeitos sabem disso, não vai ser feita uma Reforma que resolva absolutamente todos os problemas, mas é importante analisar e realizar um diagnóstico claro”, completou.

O governador ainda relata que entre 2020, 2021 e 2022, serão economizados mais de 3 bilhões de reais, na folha de pagamento.

Francinete Carvalho iniciou sua fala agradecendo a oportunidade de participar da Jornada, onde a troca de conhecimento é um fator fundamental para a construção coletiva no município. “A Reforma Administrativa é um grande desafio no nosso município em decorrência da complexidade de Abaetetuba, pois temos 3 realidades distintas e servidores públicos atuando em contextos distintos, visto que somos urbanos, ribeirinhos e rurais.”

O Prefeito de Curvelo (MG), também reforçou a importância de participar da Jornada. “Com apoio da Comunitas, nós estamos propondo e estruturando um novo organograma, novo plano de carreira, entre outros projetos. Dessa forma estamos construindo a prefeitura que a gente espera, oferecendo um serviço melhor à população”, completou.

Clique aqui e assista o evento na íntegra.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *