Logo Comunitas

Comunitas finaliza apoio à primeira fase do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará

25/05/2021

A Comunitas finalizou o apoio à primeira fase do projeto de modernização e reestruturação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

A iniciativa teve como motivação um diagnóstico realizado previamente na pasta, no qual foi observado obstáculos no âmbito da gestão interna, como lacunas no desenvolvimento de indicadores de produtividade, imperfeições no acompanhamento da evolução das atividades, dificuldades no enquadramento dos empreendimentos e na comunicação com empreendedores, além de carências na padronização dos procedimentos.

Leia também: Escola estadual, gestão particular: estado testa nova forma de parceria

O projeto foi desenvolvido através das frentes de desdobramentos de metas e acompanhamento dos resultados de licenciamento ambiental; redesenho do processo de licenciamento ambiental com foco em desburocratização e pessoas e estrutura organizacional.

Como resultado na área de licenciamento ambiental, houve a criação de um painel de acompanhamento da produtividade e de um portal de licenciamento web, e um book de simplificação normativa.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Governo de SP debatem resultados da parceria

Essas implementações podem gerar alguns impactos, à exemplo da estimativa de aumento da produtividade em 39% em 2021 – sem a adição de novos colaboradores, e da ampliação da capacidade de arrecadação da Secretaria – com um aumento estimado de R$ 16,9 milhões para R$ 21,9 milhões em 2021.

Já no campo da gestão administrativa, entre as entregas estão o redesenho da estrutura organizacional voltada para processos, a estruturação da área de pós-licença e a criação da estratégia de perenidade do planejamento da força de trabalho.

Leia também: Reunião entre lideranças da Comunitas e do Governo de Minas Gerais debate parceria

Essas práticas implementadas já geraram resultados, como mais integração, com áreas com atribuições e fluxos de processos similares agrupadas nas mesmas secretarias adjuntas; e mais eficiência com o agrupamento das áreas por produtos e não mais por processos, facilitando a seleção e movimentação de pessoas e as interfaces com o público interno e externo.

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...