loading

Comunitas finaliza apoio à primeira fase do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará

A Comunitas finalizou o apoio à primeira fase do projeto de modernização e reestruturação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas).

A iniciativa teve como motivação um diagnóstico realizado previamente na pasta, no qual foi observado obstáculos no âmbito da gestão interna, como lacunas no desenvolvimento de indicadores de produtividade, imperfeições no acompanhamento da evolução das atividades, dificuldades no enquadramento dos empreendimentos e na comunicação com empreendedores, além de carências na padronização dos procedimentos.

Leia também: Escola estadual, gestão particular: estado testa nova forma de parceria

O projeto foi desenvolvido através das frentes de desdobramentos de metas e acompanhamento dos resultados de licenciamento ambiental; redesenho do processo de licenciamento ambiental com foco em desburocratização e pessoas e estrutura organizacional.

Como resultado na área de licenciamento ambiental, houve a criação de um painel de acompanhamento da produtividade e de um portal de licenciamento web, e um book de simplificação normativa.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Governo de SP debatem resultados da parceria

Essas implementações podem gerar alguns impactos, à exemplo da estimativa de aumento da produtividade em 39% em 2021 – sem a adição de novos colaboradores, e da ampliação da capacidade de arrecadação da Secretaria – com um aumento estimado de R$ 16,9 milhões para R$ 21,9 milhões em 2021.

Já no campo da gestão administrativa, entre as entregas estão o redesenho da estrutura organizacional voltada para processos, a estruturação da área de pós-licença e a criação da estratégia de perenidade do planejamento da força de trabalho.

Leia também: Reunião entre lideranças da Comunitas e do Governo de Minas Gerais debate parceria

Essas práticas implementadas já geraram resultados, como mais integração, com áreas com atribuições e fluxos de processos similares agrupadas nas mesmas secretarias adjuntas; e mais eficiência com o agrupamento das áreas por produtos e não mais por processos, facilitando a seleção e movimentação de pessoas e as interfaces com o público interno e externo.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *