loading

Comunitas e prefeituras de Santos, Pelotas e Paraty realizam reunião de governança em conjunto

A Comunitas e as prefeituras de Santos (SP), Pelotas (RS) e Paraty (RJ) realizaram, na última terça-feira (29), uma reunião de governança em conjunto. Em pauta, os resultados obtidos nas três cidades ao longo dos últimos anos.

Além da participação do prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o encontro contou com a participação de membros da governança da Comunitas – Ana Helena Vicintin, Carlos Jereissati Filho, José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Solange Ribeiro. Parceiros estratégicos e líderes da governança do Programa Juntos também estiveram presentes, como Manoel Cintra, do Banco Indusval & Partners, Aram Barra, da Open Society Foundations, e João Alberto Abreu, da Rumo.

Leia também: Comunitas e prefeituras de Niterói e Campinas realizam reunião entre líderes da governança

Santos

Os resultados obtidos pela parceria da Comunitas e a prefeitura santista foram apresentados pelo secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante a reunião.

Na área de finanças, o município teve um momento de crise nos anos de 2015 e 2016, mas os resultados de 2019 mostraram-se positivos, demonstrando a capacidade de reversão do município. Para o secretário, o apoio oferecido pela Comunitas, por meio da consultoria técnica da Falconi, auxiliou na implementação de métodos e metas para reequilíbrio das finanças.

Leia também: Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Sobre o programa Participação Direta nos Resultados (PDR), toda a administração pública está contratualizada e com metas a serem cumpridas, segundo Fábio. Das 760 metas implementadas pelo programa, 69% foram totalmente cumpridas, gerando bonificação aos servidores que as cumpriram.

Outro resultado de destaque foi na área da Saúde. Com a implementação da Escola das Mães, espaço que proporciona atividades gratuitas para acolhimento e auxilia às gestantes com cuidados durante o pré-natal e as mamães de crianças de até 1 ano, Santos conseguiu reduzir o coeficiente de mortalidade infantil de 13,3% chegando à até 7,2%.

Pelo seu desenho inovador, cocriado em parceria com servidores e população, a Escola da Mães foi a grande vencedora do internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo.

Leia também: Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Já na área de reestruturação urbana, Fábio destacou o trabalho realizado com apoio do escritório Jaime Lerner, parceiro técnico da Comunitas, no projeto de revitalização do centro e o início da segunda fase das obras do VLT. O projeto configura-se como uma oportunidade de o município se alçar a novos patamares de qualidade de vida urbana, a partir da construção de uma visão compartilhada de futuro e do estabelecimento de diretrizes de desenvolvimento pautadas por paradigmas de sustentabilidade, inovação, criatividade, eficiência e solidariedade.

“Esse projeto foi fundamental, pois as cidades são muito carentes de bons espaços urbanos. Santos é uma cidade de destaque, pela consistência nos projetos, nas ferramentas utilizadas e nos bons resultados obtidos, principalmente com relação aos investimentos”, considerou Carlos Jereissati.

Pelotas

Em Pelotas, a prefeita Paula destacou a criação do Escritório de Projetos, programa de gestão colocado em prática logo no início da parceria com objetivo de monitorar todas as entregas da Prefeitura em diferentes áreas.

Outra iniciativa destacada por Paula foi a Rede Bem Cuidar, que desenvolveu um novo conceito de atendimento para a saúde pelotense, ao promover qualidade e inovação nos serviços públicos de saúde do município de Pelotas, com o envolvimento dos gestores, funcionários públicos e sociedade civil. Atualmente, existem cerca de 160 profissionais envolvidos no projeto e mais de 12 mil pessoas atendidas mensalmente nas seis Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da Rede.

Leia também: Retomada econômica e educacional são destaques em reunião entre líderes da Comunitas e da Prefeitura de Teresina

O Pacto Pelotas pela Paz, programa de segurança pública organizado em 5 eixos, com o foco nas áreas de policiamento e justiça e prevenção social, foi mais um resultado importante obtido pela parceria entre a Comunitas e a prefeitura. Foram mais de 30 projetos executados na área de prevenção. Já na área de policiamento e justiça os esforços ficaram por conta da integração das diversas forças de segurança, como Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal e diferentes secretarias municipais. Mais de 700 operações integradas ocorreram nos três anos do Pacto.

Entre os resultados do Pacto, estão a redução do número de homicídios em cerca de 70% – comparando-se os resultados de 2020 com 2017, e a conquista da menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul. Os cálculos demonstram ao menos 100 vidas preservadas ao longo deste projeto.

Paraty

Já em Paraty, o prefeito Luciano apresentou as principais medidas adotadas pelo município no combate à Covid-19. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Comunitas, replicando a experiência do Rio Grande do Sul no uso das bandeiras de classificação para os diferentes estágios da epidemia. Além disso, a Comunitas mobilizou a doação de equipamento para a instalação de novas UTIs na cidade. “Esse trabalho foi muito importante para controle da epidemia no município”, afirmou o prefeito.

Leia também: Comunitas lança publicação que explica atuação da governança compartilhada frente à Covid-19

“O trabalho realizado em Paraty foi bastante imediato. A ação replicada do modelo gaúcho foi feita por um comitê em atuação direta para executar o distanciamento controlado”, disse Regina Esteves.

Leia também: 13º Encontro de Líderes da Comunitas debate os impactos da governança compartilhada para o Brasil

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *