Logo Comunitas

Comunitas e Prefeitura do Rio de Janeiro realizam primeira reunião entre líderes

01/06/2021

A Comunitas e a Prefeitura do Rio de Janeiro realizaram, na última quinta-feira (27), a primeira reunião entre líderes das duas organizações. O momento serviu para debater, em conjunto, caminhos para o avanço do município – que passou a integrar a rede da Comunitas recentemente.

Leia também: Escola estadual, gestão particular: estado testa nova forma de parceria

Da prefeitura, estiveram presentes o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, e o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Teixeira. Da Comunitas, participaram a diretora-presidente, Regina Esteves, e alguns dos membros da governança da organização – André Street, Carlos Jereissati Filho, José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Solange Ribeiro. Além disso, a reunião contou com a participação de parceiros estratégicos da Comunitas, como Henrique Martins e Cloves Carvalho.

“Restaurar a economia com sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro é parte fundamental da recuperação do país”, disse José Roberto.

Finanças

Para conhecimento do público, Eduardo Paes comentou sobre a crise econômica que o município carioca e o país atravessam. Segundo ele, a gestão atual tem grandes desafios, mas a equipe tem um perfil resolutivo e está propondo inúmeros ajustes. “No entanto é muito importante contar com o auxílio da Comunitas para realizar as mudanças necessárias nesse momento”, considerou.

Leia também: No RS, Projeto Envolver é apresentado a servidores da Serfi

Para o secretário Pedro Paulo, as principais demandas no campo financeiro da prefeitura estão relacionadas ao diagnóstico da legislação e apoio na retomada econômica. Ele apontou a necessidade de apoio para a construção de um planejamento estratégico que garanta a sustentabilidade dos recursos provenientes da desestatização da Cedae. “É necessário pensarmos em formas e oportunidades para investir o valor arrecadado na melhoria da cidade”, considera.

Participação cidadã

A primeira iniciativa de apoio da Comunitas no Rio de Janeiro é para promoção da educação política e no fortalecimento da participação cidadã no processo de revisão do Plano Diretor do município. O engajamento é fomentado por meio da Jornada do Plano Diretor, disponível no aplicativo Colab, que foi desenhada em linguagem simples e gamificada, adaptada para atingir diferentes perfis de pessoas.

Leia também: Escritório de Projetos apoia Governo de SP no monitoramento do Programa de Metas

Segundo o secretário Washington, o Rio cresce de forma desordenada e longe dos equipamentos públicos, principalmente do transporte público. Além disso, para ele, é essencial dar regramento para o uso do solo e revitalizar a moradia no centro.

“O engajamento público resulta em um processo colaborativo de escuta de várias regiões da cidade, a fim de evitar a judicialização do projeto de lei, comum em legislações urbanísticas”, explicou.

Leia também: Apoio à primeira fase do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará chega ao fim

Retomada econômica

Ainda durante a reunião foi apresentado o escopo de atuação da Comunitas (ainda em desenvolvimento) no apoio ao plano de retomada da economia carioca. O programa terá como base o projeto realizado pelo presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, e outros cases internacionais.

Leia também: Comunitas no Estadão | ONGs oferecem ‘cursinho de prefeito’ para ajudar a planejar cidades

Últimas notícias:

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...

Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

Medidas de equilíbrio fiscal apoiadas pelo Programa Juntos no município tiveram impacto na...

Comunitas divulga Relatório Anual 2020

A Comunitas divulgou na última semana o Relatório Anual de 2020, período marcado por grandes...

BISC realiza primeiro Grupo de Debates do ano

Momento serve para compartilhar experiências, debater caminhos do investimento social corporativo...

Projeto pretende transformar Dique na Zona Noroeste de Santos com habitações sustentáveis

A cidade de Santos realiza estudo para transformar o Dique da Vila Gilda, localizado na Zona...