loading

Comunitas e Prefeitura de Timon realizam reunião de fechamento da Jornada para Prefeitos

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Leia também: Jornada promove vivência em Reforma Administrativa com o Governo do RS

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

Leia também: Comunitas realiza encontros de encerramento da jornada de apoio aos novos prefeitos brasileiros

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Timon

Na última segunda-feira (10) foi realizada a reunião que oficializou o fim da Jornada para Prefeitos junto com a Prefeitura de Timon, no Maranhão. Durante o encontro, a equipe de governo apresentou à prefeita presente, Dinair Veloso, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada.

Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de finanças e gestão, com melhorias da capacidade de investimento e captação de recursos, e desenvolvimento econômico, com foco em geração de emprego e renda e redução da pobreza extrema.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Francisco Morato finalizam participação na Jornada para Prefeitos

Foram realizados diagnósticos para reconhecer as lacunas e os pontos críticos em cada área da gestão e, a partir deles, construído planos de ação. Entre as ações propostas na área financeira, está ar de despesas com locação de imóveis e o aprimoramento do controle da alocação dos recursos financeiros dos programas federais. Já para desenvolver a economia do município, a estruturação da cadeia produtiva local e a captação e viabilização dos Investimentos na infraestrutura estão entre as ações previstas.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Gravatal finalizam participação na Jornada para Prefeitos

No campo da saúde, algumas das metas já estão em andamento, por meio de um plano constituído por 19 macro-ações, dentre elas o redimensionamento das áreas de atuação das equipes, a definição de quadro de servidores por unidade, implantação do prontuário eletrônico e do sistema e-SUS, e a elaboração de um programa de capacitação para servidores.

“Não é fácil ser prefeita em um momento tão difícil como este que enfrentamos. Tudo que temos feito é no sentido de salvar vidas e, também, a economia. E acredito que somente dessa forma, trabalhando em equipe e com parcerias, aliado ao desenvolvimento de planejamentos e planos de ação desse modelo, é que vamos vencer essa situação”, disse a prefeita Dinair Veloso.

>>> Leia também: Agenda | Comunitas reunirá prefeitos em conferência de encerramento de jornada

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *